Potencial da RMC é destaque no Pró-Metrópole

Ontem (21) o governador em exercício, Darci Piana, participou do Pró-Metrópole, evento que aconteceu na Fiep e reuniu prefeitos de 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauiack, também esteve presente, representando a Fecomércio. O Pró-Metrópole é um programa de desenvolvimento produtivo integrado da Região Metropolitana de Curitiba. Durante […]

22/07/2021

O vice-presidente do Pró-Metrópole e diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o prefeito de Jesuítas, Junior Weiller; o governador em exercício, Darci Piana; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o vice-prefeito de Curitiba e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel; e o presidente da Fiep, Carlos Valter

O Pró-Metrópole é um programa de desenvolvimento produtivo integrado da Região Metropolitana de Curitiba. Durante o evento foram apresentadas ações nas áreas agroalimentar, integração metropolitana, turismo e desenvolvimento empresarial. “Vamos colocar em prática o que é necessário para o desenvolvimento da região metropolitana. Temos um grande potencial turístico, produtivo e gastronômico. Aproveito e coloco a expertise do Senac à disposição para a formação de mão de obra no setor gastronômico e assim alavancar o turismo na região”, destacou Piana.

O Pró-Metrópole é composto por três grupos de trabalho. O primeiro tem como objetivo o desenvolvimento agroalimentar, destinado à integração da produção, mercados e consumidor e fomento de modelos sustentáveis de produção. O segundo é o grupo de integração metropolitana, que promove ações de redução de custos de operação e manutenção dos serviços públicos dos municípios. O terceiro é o grupo de turismo, pequenos negócios e desenvolvimento que visa potencializar a rede de negócios da RMC, aumentando a competitividade do território e potencializando produtos turísticos regionais.

“É muito importante saber fazer bem feito e na retomada econômica saber agregar valor ao produtos naturais que saem das chácaras, dos pequenos produtores direto para a mesa, na forma de polos gastronômicos, faz com que o binômio gastronomia turismo gere prosperidade econômica. Nós temos todo o interesse de ver a região metropolitana florescer e fortalecer o mercado comum metropolitano”, ressaltou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Durante o evento foram assinados três documentos: o termo de adesão ao programa Recupere, criado pelo Sebrae/PR para ajudar na recuperação das micro e pequenas empresas afetadas pela crise da pandemia; o termo de Declaração de Compromisso para desenvolvimento do turismo regional; e o Edital de Chamamento Público do Programa Câmbio Verde da Prefeitura de Curitiba, para a aquisição dos produtos das cooperativas da região metropolitana.

Senac

Foi lançado oficialmente durante o evento o aipim-mandioca processado e congelado. A iniciativa é das cooperativas Copavale e Provale, que promovem práticas de produção sustentáveis e agregam valor ao produto in natura.

Serão beneficiadas com a ação 130 famílias de sete municípios do Vale da Ribeira: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Os alunos do curso de Tecnólogo em Gastronomia da Faculdade Senac Curitiba Cetro foram convidados para apresentar diferentes modos de utilização do aipim mandioca. Coordenados pela professora Letícia Kataniwa, os alunos serviram um gnocchi de aipim com ragu e bolo de aipim-mandioca com abacaxi.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Curitiba e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel; o prefeito de Balsa Nova e representante da Assomec no Pró-Metrópole, Marcos Zanetti; o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; o vice-presidente do Pró-Metrópole e diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); Fernando Moraes; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla; e prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios da RMC.

Os alunos da Faculdade Senac acompanhados do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do governador em exercício, Darci Piana

Texto: Fernanda Ziegmann

Publicado por Estagiários Jornalismo