Pesquisa “Mulheres no Esporte!”

Você sabia que os níveis de sedentarismo entre as mulheres é, aproximadamente, 33% maior em comparação aos homens?  A OMS (Organização Mundial de Saúde) interpreta que o aumento do sedentarismo entre as mulheres se deve às questões culturais e aos papéis desempenhados por elas na sociedade. O acúmulo das tarefas domésticas e familiares, junto com […]

20/04/2022

A OMS (Organização Mundial de Saúde) interpreta que o aumento do sedentarismo entre as mulheres se deve às questões culturais e aos papéis desempenhados por elas na sociedade. O acúmulo das tarefas domésticas e familiares, junto com a carga profissional, dificulta a adoção de hábitos de atividades físicas regulares entre mulheres de todas as idades.

Pensando nisso, durante o Festival Esportivo da Mulher – promovido pelo Sesc durante o mês de março – a Gerência de Esporte e Lazer propôs um questionário chamado “Mulheres no Esporte!” a fim de traçar um perfil do público participante e subsidiar estratégias para buscar novas clientes que não têm relação com a prática sistemática de exercícios físicos. O questionário, que contava com questões de múltipla escolha – de resposta única ou múltipla – foi respondido por 213 mulheres em todo o estado.

Os resultados da pesquisa apontaram:

• Com relação à idade:

A média de idade das participantes foi de 31 anos. Embora tenhamos a participação de muitas jovens, a maior parcela das respostas se localizou na década de 1980.

• Quanto ao grau de escolaridade:

A maioria das participantes (65%) está cursando ou já completou o ensino superior (graduação ou pós).

• Quanto à rotina de atividades físicas:

56% das participantes disseram ter praticado mais de 3h de atividades físicas por semana no último ano – um número bastante alto. Apenas 10% tiveram hábitos sedentários em 2021 (menos de 1h de atividade física por semana).

Em outra questão, 20% das entrevistadas dizem estar satisfeitas com a sua atual rotina de exercícios físicos. Já 57% pretendem aumentar a rotina de atividades físicas.

• Quanto às modalidades praticadas:

A maioria das participantes se diz praticante de modalidades esportivas individuais ou coletivas. Praticamente metade das entrevistadas também se diz praticante de musculação ou ginásticas.

• Quanto aos fatores que impedem a prática de atividades físicas:

A maioria (57%) citou a rotina de trabalho como principal impeditivo. Quase a metade das participantes (47%) também citou as rotinas de trabalho doméstico, como cuidados com a casa e com os filhos como obste à prática de atividades físicas regulares.

Conclusões

O perfil das nossas clientes é: Adulto jovem, com alto grau de escolaridade, emprego fixo e que já pratica exercícios físicos regulares, principalmente esportes. O público tem como objetivo praticar de 3 a 5 horas de atividades físicas por semana (150 a 300 minutos), o que é considerado o ideal pela OMS para identificar um sujeito fisicamente ativo. Como já imaginado, dentre os motivos citados que impedem as participantes a praticar atividades físicas, os papéis de dupla jornada de trabalho foram os principais citados. Outro dado interessante é o da relação direta que se apresenta entre o grau de escolaridade e a atividade física: pessoas com maior nível de instrução formal tendem a ser mais ativas fisicamente.

Diante do perfil traçado, podemos levantar algumas questões: haveria meios para Instituições e sujeitos conciliarem as rotinas de trabalho e a inserção da atividade física no dia-a-dia? O que falta para atrairmos mais mulheres às atividades físicas? Renda? Acesso? Informação? Outro?

Obviamente, essas e outras questões precisam ser objeto de reflexão para chegarmos a um equilíbrio sobre a prática de atividades físicas entre homens e mulheres. Ao considerarmos a atividade física como parte do panorama do Lazer, devemos pensar em projetos e serviços que não só incentivem a prática regular de exercícios como também funcionem como alternativas a esse público feminino, comprometido com a rotina de trabalho e tarefas familiares, a cuidarem também da sua própria saúde.

O Sesc PR oferece diversas atividades físico-esportivas com descontos especiais para colaboradores do Sesc, Senac e Fecomércio. Não deixe a sua saúde para depois, dê o primeiro passo e matricule-se.

20/04/2022 às 11:43