Pesquisa da Fecomércio PR revela intenção de compras do consumidor para o Dia dos Pais

71% dos curitibanos pretendem presentear o pai. Roupas e calçados lideram a preferência

02/08/2013

O Dia dos Pais deve ser promissor para o comércio do Paraná, que espera um acréscimo nas vendas deste ano, apesar da expectativa conservadora dos empresários, revelada na Pesquisa de Opinião da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR). Uma sondagem de intenção de consumo, realizada pela instituição, confirma a disposição dos consumidores em presentear. Dos entrevistados, 71% disseram que vão comprar presentes para o pai. Entre os 29% que não pretendem gastar, as justificativas são a ausência da figura paterna e a falta de dinheiro.

A maioria, 46%, vai gastar entre R$60 e R$100. Outros 32% afirmaram que o presente para o pai custará entre R$20 e R$50 e 22% vão desembolsar acima de R$100.

Roupas e calçados estão em primeiro lugar como opções de presente, escolhidos por 57% dos entrevistados. Em seguida vêm os eletrônicos e os livros, com 3% cada. Outros produtos, como materiais de pesca e perfumaria, também foram citados durante a pesquisa.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, agosto promete ser um mês positivo para as vendas do comércio do Paraná. Conforme dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR, que acompanha o faturamento mensal do varejo paranaense, em 2012 o mês de agosto apresentou crescimento de 9% em comparação com o mesmo mês de 2011. “Apesar do momento de instabilidade econômica do país, os consumidores estão dispostos a comprar, pois se trata de uma data com grande apelo sentimental, ainda que não supere o Dia das Mães”, observa.

Metodologia

Durante a sondagem realizada pela Fecomércio PR foram entrevistadas 200 pessoas através de contato telefônico, no período de 26 a 30 de julho, em Curitiba.

Graf Dia dos Pais 1

Graf Dia dos Pais 2