Varejo paranaense tem alta de 4,8% no 1º bimestre de 2024

Setores com maiores crescimentos nas vendas foram lojas de departamentos, concessionárias de veículos e supermercados

19/07/2024

O varejo paranaense registrou alta de 4,8% no primeiro bimestre de 2024, conforme dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Os setores com maior volume de vendas foram lojas de departamentos (22%), concessionárias de veículos (12,45%) e supermercados (10,07%).

Por outro lado, alguns segmentos tiveram redução no faturamento no acumulado de janeiro a fevereiro, entre eles, vestuário e tecidos (-4,55%), livrarias e papelarias (-4,41%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (-3,33%).

Em relação a fevereiro de 2023, houve elevação de 7,02%, com destaque positivo para as lojas de departamentos (22,86%), concessionárias de veículos (17,73%) e supermercados (11,23%).

Na comparação com janeiro, o comércio apresentou queda de 3,82% em fevereiro, sobretudo pelas livrarias e papelarias, que registraram diminuição de 28,74% no movimento, além de lojas de departamentos (-13,35%), autopeças (-13,34%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (-9,31%).

Regiões

O varejo de Londrina obteve o melhor resultado no 1º bimestre do ano, com aumento de 7,89%. Também foram contabilizadas altas de vendas no Sudoeste (6,24%), Curitiba e RM (5,16%), Ponta Grossa (4,95%), Região Oeste (1,45%) e Maringá (0,52%).

Publicado por Karla Santin

19/07/2024 às 10:20