NOTÍCIAS

Perspectivas econômicas para o Brasil abre segundo dia do 31º CNSP

O doutor em Administração e professor na Escola de Economia de São Paulo, da FGV, Samy Dana, foi o primeiro palestrante desta quinta-feira (16), no 31º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Maceió –AL. Com o tema “Perspectivas econômicas para o Brasil”, Dana traçou um perfil atual da […]

17/04/2015

CNSP

O doutor em Administração e professor na Escola de Economia de São Paulo, da FGV, Samy Dana, foi o primeiro palestrante desta quinta-feira (16), no 31º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Maceió –AL.

Com o tema “Perspectivas econômicas para o Brasil”, Dana traçou um perfil atual da economia no país. De acordo com o palestrante, no ranking mundial em competitividade, divulgado pelo World Economic Forum (WEF), o Brasil ocupa a 57ª posição e apresenta problemas com relação ao câmbio, taxa de juros, inflação e carência em infraestrutura.

Dana citou ainda a alta taxa tributária que incide sobre o Brasil e o atual sistema contábil brasileiro que inviabiliza o mercado. “O brasileiro precisa trabalhar de 1º de janeiro a 31 de maio para pagar imposto. No México, este tempo é de pouco mais de três meses”, destacou.

Para Dana, é possível que o país volte a crescer. “O perfil da população brasileira mostra que 47,7% dos brasileiros estão na faixa etária de zero a 29 anos e que esta é uma possiblidade de crescimento da economia, uma vez que este público é consumidor potencial”, disse Dana.

João Paulo da Rosa, graduado em Administração de Empresas, especialista em Gerência da Produção e em Gestão de Instituições de Ensino Técnico e diretor regional do Senac RS, José Paulo da Rosa abordou o tema “A gestão do melhor sindicato do mundo”. Para Rosa, é fundamental que o sindicato represente o empresariado. “Um dos maiores desafios dos sindicatos é a sustentabilidade e a representatividade. O sindicato precisa defender os interesses empresariais, oferecer produtos e serviços, ter uma gestão de excelência e uma diretoria alinhada”, defendeu.

À tarde, durante o Pinga-Fogo, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, destacou que a federação sob seu comando e a CNC apoiam a redação de uma carta a ser redigida durante o CNSP contendo dois tópicos: a terceirização e a nova lei anticorrupção. “Estas são angústias do empresário. A primeira delas é a terceirização. Foi protelada a votação do projeto de lei das terceirizações e o Congresso Nacional está sendo pressionado pelas forças sindicais laborais. Nós precisamos, mais do que nunca, do apoio de todos os empresários do país e nada mais justo do que sair daqui, de toda a base sindical empresarial brasileira, um referendo que possa ser entregue segunda-feira. Se todos fizermos a nossa parte, todos os deputados estarão cientes do pensamento deste congresso”, enfatizou Piana.

Hoje (17), último dia do congresso, haverá palestra com o presidente da Empreenda Consultoria, César Souza, com o tema “Reflexão estratégica: como se preparar para o novo ciclo 2015-2015”.

À tarde, os paranaenses Carlos Nascimento e Zildo Costa comandarão as temáticas sobre Sustentabilidade Financeira Sindical e o Futuro do Comércio de Rua.

Texto: Silvia Lima

Publicado por admin

17/04/2015 às 16:29

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.