01/03/2021
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresenta resultado considerado favorável. Com 100,7 pontos em fevereiro, o indicador monitorado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), segue em ritmo de ascensão desde agosto do ano passado.
A melhor projeção de consumo está entre as famílias de maior renda, entre as quais o ICF cresceu 4,0% em relação a janeiro e está em 103,2 pontos. O índice também teve crescimento de 3,1% entre as famílias com renda menor e marca 100,2 pontos.
Praticamente todas as variáveis apresentam variação mensal positiva, em ambas as classes econômicas, exceto Momento para Compra de Bens Duráveis, a única em queda, o que pode estar relacionado com a maior dificuldade no acesso ao crédito. Os quesitos com melhor pontuação são Emprego Atual (122,5 pontos) e Renda Atual (137,4 pontos).
As variáveis com maiores recuperações foram Perspectiva Profissional (8,2%) e Perspectiva de Consumo (7,5%), apesar de ainda estarem no patamar abaixo do nível de satisfação (100 pontos).
A Intenção de Consumo das Famílias do Paraná se mantém acima da média nacional, que está em 74,2 pontos e apresentou redução de 0,6% na comparação com janeiro.
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