Parlamentares pedem apoio de Fruet e Richa para a criação do TRF-PR

O deputado federal André Vargas (PT) e o senador Sérgio Souza (PMDB), acompanhados do ex-governador Orlando Pessuti, do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, do vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná, Paulo Nauiack, estiveram na manhã de quarta-feira (31), nos gabinetes do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do governador Beto Richa, […]

01/08/2013

O deputado federal André Vargas (PT) e o senador Sérgio Souza (PMDB), acompanhados do ex-governador Orlando Pessuti, do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, do vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná, Paulo Nauiack, estiveram na manhã de quarta-feira (31), nos gabinetes do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do governador Beto Richa, solicitando apoio deles para a criação do Tribunal Regional Federal no Paraná (TRF-PR).

A criação do novo tribunal foi suspensa, em caráter liminar, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que paralisou os efeitos da Emenda Constitucional 73, aprovada pelo Congresso em junho. A emenda prevê quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), em Curitiba (PR), Manaus (AM), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).

O prefeito Fruet lembrou que esta é uma matéria constitucional de responsabilidade do Congresso Nacional e informou que tem falado com entidades representativas em Curitiba e magistrados em defesa da criação do TRF-PR.

O senador Sérgio Souza disse que o Tribunal proporcionará aos paranaenses eficiência e celeridade na Justiça. Para o deputado federal André Vargas, o prefeito Gustavo Fruet é uma referência nacional e sua opinião pode ajudar a mudar a decisão, que no momento paralisa o processo de criação de novos Tribunais Regionais Federais.

De acordo com Nauiack, os parlamentares e os representantes de classe entendem como imperativa a instalação dos novos TRFs. “A ampliação da estrutura trará a justiça para mais próximo do cidadão e dos empresários e possibilitará que os processos sejam mais céleres e menos onerosos”, pontua.

Hoje (1), o Congresso Nacional realizará um ato de mobilização em favor da implantação dos TRF.

Grupo de parlamentares e empresários esteve no gabinete do prefeito Gustavo Fruet, solicitando apoio para a criação do Tribunal Regional Federal no estado

Governador Beto Richa recebe representantes políticos e de classes, no Palácio Iguaçu, para discussão sobre a instalação do TRF no Paraná

01/08/2013 às 12:21