Paraná Pay vai beneficiar contribuintes e fomentar o turismo regional

Novo programa do Governo do Estado foi desenvolvido pela Secretaria da Fazenda e beneficia os consumidores cadastrados no Nota Paraná.

13/05/2021

Texto: Karla Santin

A pandemia acertou em cheio o setor de turismo, que foi um dos mais afetados pelas medidas de restrição de circulação de pessoas. Se por um lado as dificuldades são grandes, do outro, inúmeras iniciativas buscam minimizar os feitos da crise sanitária e incentivar a retomada das atividades turísticas no Paraná. O Paraná Pay é mais um dos programas do governo do estado direcionados para o setor. Desenvolvido pela Secretaria da Fazenda, terá sorteios exclusivos mensais e proporcionará uma nova opção para utilização de créditos do Programa Nota Paraná: o pagamento direto para aquisição de serviços ou produtos de empresas cadastradas ligadas ao setor turístico, como hotéis, restaurantes, pousadas, empresas de transporte e parques.

“A intenção é ajudar a fomentar os setores de comércio e serviços de turismo, contribuindo para a retomada do segmento e movimentando também a economia dos municípios paranaenses, pois essa geração de renda a impacta positivamente nos caixas municipais”, explica o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior.

Como as empresas que aceitarão essa forma de pagamento são todas no estado, a ideia é incentivar os paranaenses a fazerem mais viagens curtas e visitarem as atrações turísticas localizadas nas proximidades de onde vivem.

Além dos sorteios do Nota Paraná, os contribuintes cadastrados no Paraná Pay concorrerão também a sorteios mensais de créditos para uso exclusivo nos estabelecimentos credenciados. A cada mês serão distribuídos 8 mil prêmios de R$ 100, totalizando R$ 800 mil.

A Secretaria da Fazenda do Paraná está lançando um novo programa que vai beneficiar todos os consumidores cadastrados no Nota Paraná e ainda fomentará o turismo regional dentro do estado, incentivando o consumo em milhares de estabelecimentos paranaenses. – Foto/Arte: Divulgação SEFA

SORTEIO TRIPLO

Diante do agravamento da pandemia, os sorteios de março e abril foram adiados e, no dia 11 de maio está agendado um sorteio triplo, em que serão distribuídos R$ 2,4 milhões em prêmios.

Esta é uma excelente oportunidade para as empresas do trade turístico, que ainda podem se cadastrar e receber os consumidores que utilizarão os vouchers do programa.

CARTEIRA DIGITAL

Para garantir que o valor sorteado seja gasto em empresas do trade turístico, os créditos do Paraná Pay ficarão armazenados em uma carteira digital. Inicialmente, o Banco Senff é a carteira digital credenciada para receber os créditos do programa, mas outras poderão ser cadastradas futuramente.

Se o contribuinte ainda não tiver a carteira digital Senff, poderá fazer a sua pelo próprio aplicativo do Nota Paraná ou no site da Senff. Por meio dela, o consumidor poderá utilizar os créditos para pagar as compras nos estabelecimentos credenciados, via QR Code, sem necessidade de cartão ou maquininha.

CADASTRO EMPRESAS

Para aderir ao Paraná Pay, as empresas precisam estar devidamente cadastradas no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo (MTur). Somente empresas formalizadas com CNAE compatível com atividade turística ou que atuam de forma indireta com a atividade turística, tais como restaurantes, locadoras de veículos, centros de convenções, transportadoras turísticas, entre outros, podem fazer o Cadastur, que é gratuito e tem validade de dois anos.

Feito esse primeiro cadastro, a empresa deverá fazer seu credenciamento junto à Senff para poder receber os créditos do programa. No site www.senff.com.br/paranapay há diversas formas de se cadastrar: Whatsapp, chat, ligar para um consultor ou, se quiser, pode fazer um autocredenciamento on-line. Imediatamente a empresa estará habilitada para usar a carteira digital da Senff, que gera um QR code do estabelecimento que será utilizado pelos consumidores para fazer os pagamentos.

TÍQUETE ÚNICO

O consumidor só poderá utilizar um voucher de R$ 100 por vez no estabelecimento turístico, uma vez que o objetivo do programa é incentivar o setor. Assim, parte da conta será paga com créditos do programa e poderá ser complementada com recursos próprios do cliente caso necessário.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

13/05/2021 às 14:35