Paraná Junino é celebrado em seis cidades do estado

10/06/2024

Paraná Junino no Bosque São Cristóvão, em Curitiba

O Sesc PR e a RPC deram início ao calendário festivo do mês de junho com a realização de mais uma edição do Paraná Junino no sábado (8). As cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Matinhos, Maringá, Paranavaí e Londrina recebem o público com atividades culturais e gastronômicas para todas as idades, recebendo público de aproximadamente 50 mil pessoas no total.

Artistas circenses juninos recepcionaram as pessoas em cada uma das festas, com programação diversificada para toda a família. O diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, prestigiou o festejo da capital paranaense, no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade. “É um prazer estar aqui nesta edição especial do Paraná Junino, que este
ano celebra uma década de existência. Este projeto, uma iniciativa do Sesc PR, tem sido um marco cultural em nosso estado, e hoje, temos o privilégio de celebrar em seis cidades diferentes, incluindo a estreia na nova unidade do Sesc Maringá”, pontuou.

Um dos principais ritos juninos, a quadrilha, esteve presente nas seis cidades do Paraná Junino. Os amigos Neusa Barbosa e Orivaldo Martins, clientes do Sesc Água Verde, formaram dupla para a quadrilha encenada em Curitiba. “As festas juninas são de uma riqueza e um significado afetivo para todos nós. É uma tradição que se perpetua. Lembro de dançar a quadrilha na escola na infância, e agora, adulta, aprecio ainda mais”, declarou Neusa.

As feiras gastronômicas com comidas típicas como quentão, canjica, pipoca, milho verde, cachorro quente e pinhão foram algumas opções no cardápio. Artesãos também participaram das festividades comercializando diversos trabalhos feitos à mão.

Recreação e shows musicais

As atividades de recreação foram um convite ao lazer e à diversão em família. Brincadeiras como a pescaria, tomba lata, jogo da argola, corrida do saco e contação de histórias fizeram parte da programação. Em Curitiba, o desafio do berrante foi outro ponto alto do festejo.

Para completar a festa, bandas nacionais subiram aos palcos para comandar os shows. Em Curitiba, Os Gonzagas encerraram a festa. O Sesc Foz do Iguaçu recebeu a banda Tchê Garotos. O Sesc Caiobá foi animado com o Grupo Portal Gaúcho. Estreante, a unidade do Sesc Maringá festejou com o Trio Dona Zefa. Em Londrina, a festa foi com o Grupo Baião Club; em Paranavaí, a festança foi com o Grupo Herança, no Centro Esportivo da unidade.

10/06/2024 às 15:26