Paraná em destaque no 1° dia do 39° CNSE

Josielly Guimarães, diretora do Sindilojas Ponta Grossa

Kasciano Roberto Morais, presidente do Secom Castro e Região

Aída Santos Assunção, presidente do Sivana

A programação do 39° Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio iniciou na tarde desta quarta-feira (15), no Centro de Convenções de Balneário Camboriú, SC. O presidente em exercício da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, lidera uma comitiva paranaense no evento.

O primeiro item da programação envolveu a apresentação de casos de comunicação, com três sindicatos paranaenses marcando presença.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Santos Assunção, mostrou os highlights da ação Café com o Contador, visando o engajamento deste importante segmento com a atividade sindical empresarial.

O presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Arapoti (Secom Castro e Região), Kasciano Roberto Morais, trouxe os resultados do Promova Castro, iniciativa que envolveu a comunidade da cidade e região.

Já a diretora do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas Ponta Grossa), Josielly Guimarães, apresentou os dados da transformação da marca da entidade.

À noite, a solenidade de abertura teve a presença de mais de 500 congressistas de todo o Brasil, seguida de jantar.

Programação do CNSE segue nesta quinta-feira

O 39° Congresso Nacional prosseguiu nesta manhã (16) com dois painéis. No primeiro, o jornalista Gerson Camarotti, da Globonews, analisou o cenário político e econômico brasileiro, dividindo o palco com o jornalista e economista Luís Artur Nogueira, da Jovem Pan, que discorreu sobre as incertezas globais na economia.

O segundo painel teve como tema a Reforma Tributária e as leis complementares. Foram painelistas o deputado federal Reginaldo de Oliveira Lopes, de Minas Gerais, e Gilberto Alvarenga, consultor da CNC, com coordenação do presidente do Sindilojas do Distrito Federal, Sebastião Abritta.

No intervalo entre os dois painéis houve a apresentação da Fábrica de Gaiteiros Renato Borghetti, composta por crianças, executando ritmos gauchescos.

Rio Grande do Sul

O estado tem recebido atenção total dentro do Congresso. Na solenidade de abertura, o presidente do Sindicato Empresarial de Gravataí entrou empunhando a bandeira do Rio Grande do Sul e chorando copiosamente, ao som do hino do estado e sob aplausos do auditório em pé.

O desastre do Rio Grande do Sul vem sendo citado em todos os painéis.

Comitiva paranaense, liderada pelo presidente em exercício da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt

16/05/2024 às 16:24