Paraná e Taiwan se encontram para Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios entre empresas taiwanesas e paranaenses ocorreu ontem (17/03), em Curitiba. Ao todo, 180 empresas do comércio e da indústria do estado se inscreveram para negociar com as 17 empresas vindas de Taiwan. Representantes taiwaneses de setores como autopeças, tecnologia da informação e comunicação, iluminação e energia solar, vieram ao Paraná […]

18/03/2016

_BTR9975

Presidente Piana durante abertura da Rodada de Negócios

Representantes taiwaneses de setores como autopeças, tecnologia da informação e comunicação, iluminação e energia solar, vieram ao Paraná após passarem por rodadas de negócios em outros três destinos: Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia) e Lima (Peru). A Missão Comercial de Taiwan para a América Latina teve organização da Taitra (órgão semigovernamental de promoção do comércio bilateral entre Taiwan e Brasil). No Paraná, a missão contou com o apoio da Fecomércio PR e da Fiep.

Durante abertura do evento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que antes participou de reunião realizada na sede da Fiep, onde diversas entidades discutiram a atual relação política do país, falou sobre a preocupação, das duas federações, em relação à manutenção dos interesses dos empresários do Paraná. “Tanto a Fecomércio como a Fiep estão à disposição daqueles que precisarem de apoio, logística e estrutura para poder fazer negócios com outros países, especialmente com os visitantes de hoje, de Taiwan.”

Em 2015, Taiwan investiu o equivalente a R$ 130 milhões no Brasil. De acordo com o embaixador de Taiwan em Brasília, Meng-Hung Tsai, empresários de Taiwan acreditam que o mercado brasileiro é promissor, não só pelo mercado interno, mas também pela possibilidade de acesso ao Mercosul.

Segundo o diretor-executivo da Taitra, Chiu Hui-Li, o Brasil é o maior parceiro comercial de Taiwan na América Latina. Hui-Li mencionou o grande potencial de crescimento do país, sua vasta extensão territorial e a posição estratégica em relação a outros países da América como diferenciais competitivos. “Brasil e Taiwan possuem economias altamente complementares, com grande potencial em vários campos. Os dois países poderão estabelecer parcerias estratégicas com a finalidade de estreitar ainda mais as relações bilaterais substanciais, beneficiando os dois povos.”

De acordo com o diretor da Taitra Brasil, Krist Yi Bin Yen, o Paraná foi o estado escolhido para a vinda da delegação por já possuir dois acordos de cooperação assinados com Taiwan, ambos em parceira com a Fecomércio PR. Além disso, o diretor mencionou que durante o período de organização da missão, a receptividade das entidades e dos empresários foi um grande motivador para a escolha do Estado como destino.

A Rodada de Negócios ocorreu durante todo o dia. Como próxima etapa da aproximação entre Taiwan e Paraná, Fecomércio PR e  Fiep estudam a possibilidade de organizar uma comitiva para visitar o país asiático durante feira de negócios que ocorre em outubro deste ano.

18/03/2016 às 17:06