03/04/2025
A 4ª edição do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica realizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) em parceria com o Sesc PR finalizou ontem (2), com os jogos finais seguidos de premiação de todas as categorias – BC 1, BC 2, BC 3 e BC 4 -, divididas por gênero. O evento faz parte do projeto Paracopa Sesc e foi realizado no Sesc Portão, em Curitiba, desde o dia 29 de março.
A disputa contou com a participação de 81 atletas, de 40 clubes, vindos de 20 estados brasileiros. Com idades entre 13 e 20 anos de idade, o campeonato é a oportunidade para os atletas ganharem experiência em competições nacionais e galgarem oportunidades para serem convocados para a Seleção Brasileira de Jovens de Bocha Paralímpica.
O diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, agradeceu a parceria com a ANDE. “Considero o esporte a maneira mais especial de inclusão. Nós temos que agradecer a ANDE por ter nos escolhido para realizar essa parceria. Estaremos sempre prontos para apoiar as iniciativas para o esporte paralímpico”, disse em seu discurso.
O presidente da ANDE, Arthur Cruz, adiantou que começaram as conversas para a próxima edição. “Já estamos conversando para poder absorver todo mundo, para que não fique ninguém de fora para o ano que vem”, afirmou o dirigente, que foi recentemente eleito membro do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O vice-presidente da ANDE, Erinaldo Chagas, declarou sua gratidão a todos os envolvidos. “Quero expressar minha gratidão pelo quarto ano de parceria realizando esse campeonato junto com o Sesc PR. Já são cinco anos trabalhando juntos e espero que tenhamos essa parceria por muito anos. Também agradeço a vocês (atletas, clubes, familiares) que vieram para cá e que confiaram no nosso trabalho. Espero ver vocês nos próximos jogos”, agradeceu Chagas, que no último dia 30 foi eleito presidente da ANDE e assumirá a entidade na segunda quinzena de abril.
O brasileiro de jovens foi sediado na sequência do Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica, realizado pela primeira vez no Brasil, de 23 a 29 de março, e que contou com a presença de atletas cinco países: Brasil, Portugal, Canadá, Eslováquia e Singapura. Por conta disso, o torneio nacional contou com estrutura de nível internacional, incluindo o piso emborrachado e os placares eletrônicos.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação o diretor regional do Senac, Sidnei Lopes de Oliveira; o conselheiro do Sesc PR, Rodrigo Pires Kuchani; o diretor da Divisão de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; o gerente do Sesc Portão, Emerson Sextos; e o gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves.
Resultados
BC 1 feminino
1º – Gabriellly do Nascimento
2º – Daniele Zinke
3º – Gabriele Rodrigues
BC 1 masculino
1º – Emanoel dos Santos
2º – Samuel de Souza
3º – Lucas Gabriel Martins
BC 2 feminino
1º – Jamile da Silva
2º – Maria Eduarda Castro
3º – Clarice Farias Sobreira
BC 2 masculino
1º – Kauê Aparecido Moraes Brito
2º – Isaque Santos Pádua
3º – Kauan de Almeida
BC 3 feminina
1º – Luiza Vitória Alves da Silva
2º – Geovana Lopes
3º – Ana Vitória Álvares Ribeiro
BC 3 masculina
1º – Gabriel Serafim
2º – Enrico Paiva
3º – Andrei de Almeida Silva
BC 4 feminina
1º – Joice Lira
2º – Evelyn Oliveira
3º – Raphaela Borges da Rocha
BC 4 masculina
1º – Jonathan Lucas Ramos
2º – Kauê Henrique Ribeiro de Souza
3º – Luiz Henrique Santiago da Silva
Clubes
1º – Instituto Athlon
2º – ATIVA
3º – Rondônia Clube Paralímpico
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.