Os 66 anos da Fecomércio PR

Neste dia 19 de janeiro comemoramos os 66 anos de fundação da Federação do Comércio do Paraná, hoje Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Naquelaépoca, apenas cinco sindicatos patronais do comércio uniram-se em Curitiba. Hoje somos 60 e a entidade está filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e […]

20/01/2014

Neste dia 19 de janeiro comemoramos os 66 anos de fundação da Federação do Comércio do Paraná, hoje Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Naquelaépoca, apenas cinco sindicatos patronais do comércio uniram-se em Curitiba. Hoje somos 60 e a entidade está filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC. A Fecomércio é mantida com recursos próprios, oriundos da contribuição anual compulsória dos empresários, prevista na CLT. É apartidária e não governamental, mas realiza ações conjuntas e parcerias com entidades públicas e privadas, visando somar esforços para potencializar resultados.
Nossa função é representar legalmente o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. E, importantíssimo, presidir e administrar os conselhos regionais do Sesc e do Senac. A propósito, em julho passado o Senac também comemorou seus 66 anos de criação no Paraná, marca que o Sesc igualmente atingiu no dia 10 deste mês.
Considero o posto de presidente do Sistema Fecomércio não como um encargo, mas como uma honra. Nossa entidade tem um histórico de trabalho positivo muito grande. Durante esses 66 anos vem estimulando o progresso do comércio do Paraná, com resultados expressivos.
A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e empresários, a partir das suas unidades espalhadas pelo estado. O Sesc, braço social do sistema, conta com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, ação social e educação. Sua estrutura soma 37 unidades, com outras nove em construção. Já o Senac oferece educação profissional de qualidade, que em 2014 vai beneficiar 50 mil alunos apenas nos seus dois programas de gratuidade, o PSG e o Pronatec, este em parceria com o governo federal. O Senac tem hoje, no Paraná, 34 unidades em funcionamento e 13 em construção.
Ao longo dos anos a gama de serviços oferecidos foi incrementada. Hoje, a Fecomércio não só premia e reconhece os empresários de destaque nos sindicatos filiados, com o Troféu Guerreiro do Comércio, como coloca à disposição inúmeras facilidades. Por exemplo, o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD atua na coordenação de estágios, como ponte entre o estudante e o mercado de trabalho. A Pesquisa Conjuntural do Comércio oferece indicadores mensais que acompanham o desempenho do comércio e a Pesquisa de Opinião do Empresário, semestral, mensura a expectativa dos empreendedores para o semestre seguinte.
Outros programas fundamentais aos empresários são os que oferecem mecanismos para seu desenvolvimento comercial, como o Varejo Mais, de capacitação e gestão empresarial e sindical realizado em parceria com o Sebrae há oito anos. A iniciativa visa melhorar o desempenho
das empresas paranaenses, incluindo micro e pequenas, possibilitando troca de informações sobre tecnologia e modelos de sucesso.
Nosso projeto de revitalização de espaços comerciais hoje é modelo em todo o país. Desde 2007, no entorno do Paço da Liberdade, então degradado, o Sistema Fecomércio vem liderando as iniciativas de revitalização. Atualmente,
elas estão presentes também em Londrina, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Castro. As parcerias se estendem a outras iniciativas que visam o desenvolvimento do Paraná, a exemplo do Fórum Permanente Futuro 10, destinado a planejar o futuro a partir de projeções para os dez anos seguintes.
As missões empresariais e rodadas de negócios, inclusive internacionais, formam outra atividade da Federação, facilitando o contato entre quem quer vender e quem quer comprar produtos ou serviços. É a forma pela qual incentiva intercâmbios comerciais, tecnológicos, científicos e culturais.
Por último, mas não menos importante, a Fecomércio possui câmaras setoriais, núcleos de inteligência segmentados. Temos a Câmara Setorial do Comércio de Autopeças, Câmara do Comércio Exterior, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Câmara Setorial do Comércio de Produtos Farmacêuticos, do Comércio de Materiais de Construção e a Câmara Empresarial do Turismo.

Darci Piana
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR