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Oportunidades de negócios com a China

  “Um negócio da China”. A frase bem humorada é do Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Song Yang, proferida durante seminário realizado pela Fecomércio PR, em parceria com a China Trade Center. O evento, que ocorreu na sede da Fecomércio PR, em 9 de março,  teve como pauta as oportunidades […]

13/03/2017

Na mesa de honra, da esquerda para a direita, o diretor da câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes; o Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Song Yang; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o Cônsul Comercial da República da China em São Paulo, Yu Yong; o diretor da China Trade Center, Wang Chunlei, e o membro da China Trade Center, Heitor Fiorotto

 

“Um negócio da China”. A frase bem humorada é do Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Song Yang, proferida durante seminário realizado pela Fecomércio PR, em parceria com a China Trade Center. O evento, que ocorreu na sede da Fecomércio PR, em 9 de março,  teve como pauta as oportunidades de negócios com a China, e foco especial na Feira de Cantão, que ocorre na cidade de Guangzhou.

O cônsul ressaltou os principais dados da economia chinesa e defendeu a conexão já existente entre seu país e o Brasil. “A China é a terceira maior economia do mundo, representando 15% da economia global. Está atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia”, disse.

Com crescimento de 6,7% registrado em 2016, o país é um dos principais investidores estrangeiros. Só na América Latina, em 2015, a república investiu 126 bilhões de dólares. De acordo com o cônsul, a balança comercial entre Brasil e China revelou, em 2016, um superávit favorável ao Brasil, com saldo de mais de 10 bilhões de dólares. Dados apontam ainda que 27% dos produtos importados pela China são brasileiros, enquanto 1.6% do que ela exporta vem para cá. “Isso mostra que há ainda muito a crescer”, acredita Song Yang.

Feira

Durante o seminário, empresários do comércio de diferentes ramos tiveram acesso a informações relevantes sobre a economia chinesa no panorama global e sobre a Feira de Cantão. Na ocasião, o diretor da China Trade Center, Wang Chunlei, destacou os diferenciais chineses e apresentou ainda um passo a passo sobre como importar da China.

Por meio de web conferência, o diretor de marketing da Feira de Cantão, Yu Yi, acompanhou parte do seminário. Além de ressaltar que o Brasil é o maior parceiro comercial da China na América Latina, ele incentivou a ida dos empresários paranaenses para lá. “Desde sua primeira edição, em 1957, a Feira de Cantão é a maior feira da China, com um milhão e 100 mil m² de área de exposições, aproximadamente 25 mil expositores e 150 mil tipos de produtos diferentes”. Segundo Yu Yi, outro aspecto atrativo é o controle de qualidade dos expositores. “Todos são verificados rigorosamente para que representem o melhor do segmento”, garantiu.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o intuito da Fecomércio é aproximar empresários que querem vender daqueles que precisam comprar. “A nossa missão é de aproximação. Espero que a partir deste seminário, possamos levar empresários à Feira de Cantão para fazer negócios. Espero também que possamos trazer empresários chineses para o Paraná”, comentou.

Além de empresários, representantes consulares e de entidades ligadas ao comércio exterior também prestigiaram o evento.

Sobre a feira

Divida em três fases, que compreendem diferentes tipos de produtos e nichos de mercado, a Feira de Cantão ocorre duas vezes ao ano, sendo uma em abril e a outra em outubro. A próxima edição será realizada em abril.  Mais informações em chinatradecenter.com.br.

Publicado por admin

13/03/2017 às 20:18

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