O comércio paranaense é tema de painel na UniBrasil

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e o empresário Renato Guimarães Adur foram os palestrantes convidados para o painel “O comércio no estado do Paraná”, promovido pela UniBrasil, na última sexta-feira (5). Aos acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, Piana apresentou um panorama sobre o sistema sindical patronal […]

08/05/2017

Aos acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, Piana apresentou um panorama sobre o sistema sindical patronal do estado do Paraná, que anualmente celebra cerca de 170 convenções coletivas de trabalho e que representa legalmente 700 mil empresas paranaenses, responsáveis por empregar mais de três milhões de pessoas.

Piana lembrou as recentes inovações pelas quais o comércio tem passado, como a nota fiscal eletrônica e a contabilidade eletrônica, além as atualizações dos meios de pagamento. “Estamos vivendo constantes e rápidas transformações e as pessoas precisam se adaptar a elas. Nos próximos 20 anos, 50% das profissões que temos hoje não mais existirão e, acredito que em 40 anos, mais de 80% delas serão ultrapassadas. As universidades estão se preparando para isso. Nunca podemos parar de aprender. Precisaremos voltar aos bancos escolares várias vezes”, enfatizou o presidente.

Piana destacou que competitividade caminha ao lado das tecnologias. Ele apresentou exemplos como a personalização de produtos, a conectividade e a interatividade, provedores e vitrines virtuais, câmeras de reconhecimento facial e medição do movimento nas lojas físicas, identificando os melhores pontos e produtos como tendências que já estão sendo aplicadas no comércio. “Não adianta pensa que você poderá competir se estiver distante das tecnologias. O consumidor está cada vez mais conectado e exige a nossa inovação”, pontuou.

O empresário Renato Adur trouxe um case de sucesso em enoturismo, a Vinícola Araucária, localizada na cidade de São José dos Pinhais. A proposta do empresário é produzir vinhos finos no paralelo 25ºS, fora das tradicionais regiões, como Chile, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Adur revela que a vinícola tem obtido sucesso no cultivo de uvas europeias e elaboração de vinhos e espumantes.

Adur ressalta que embora graduado em Direito e empresário do ramo imobiliário, cercou-se de profissionais destaques em suas áreas para que pudesse colocar em prática o sonho de ter uma vinícola. “Criatividade e inovação fazem a diferença entre quem tem sucesso e quem fracassa. Nossa vinícola é fruto de um desejo de inovação e de um projeto ideológico”, diz.

08/05/2017 às 13:13