NOTÍCIAS

No Sesc Paço da Liberdade, Eduardo Pimentel anuncia ações para resgate do Centro

Na tarde de ontem (6), o prefeito Eduardo Pimentel anunciou a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que comandará a execução do plano para requalificação do Centro

07/02/2025

Na tarde de ontem (6), o prefeito Eduardo Pimentel anunciou a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que comandará a execução do plano para requalificação do Centro. 

O anúncio foi feito na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço da Liberdade. O projeto liderado pela Prefeitura realizará ações multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a requalificação urbanística, ampliação da segurança, reocupação de imóveis, incentivos ao comércio e preservação histórica. 

“O Centro é o coração da cidade e nós vamos devolvê-lo para as famílias curitibanas, em ações de segurança e combate ao crime, fortalecimento do comércio, na gastronomia, no atendimento à pessoa em situação de rua, no turismo, para que a região tenha a vida de dia e à noite com segurança. É fácil? Não é. Tem desafio? Tem. Mas dá para fazer? Claro que dá. Se todos atuarmos em conjunto, o Centro será outro”, destacou o prefeito, ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin. 

Ele reforçou o apoio integral do governo do estado, representado no evento pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana. Além da Comissão, criada pelo Decreto Municipal nº 593 e que discutirá e gerenciará o Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, o prefeito anunciou que estará presente fisicamente na região central. 

Gabinete no Paço 

“Eu, prefeito de Curitiba, vou despachar uma vez a cada 15 dias dentro do Paço da Liberdade, que era o antigo Paço Municipal da cidade, só para atender às demandas do Centro e para mostrar a força e a intenção do que nós queremos fazer”, anunciou Eduardo Pimentel. 

Assim, a Prefeitura retornará, quinzenalmente, ao espaço que foi sua primeira sede, na Praça Generoso Marques. Eduardo Pimentel terá uma sala que será seu segundo gabinete, cedida pela Fecomércio, que administra o Paço. 

Gabinete estendido 

Responsável por liderar os trabalhos da recém-criada Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, terá um gabinete permanente em um imóvel próximo ao Calçadão da Rua XV. 

Martins destacou que Curitiba não tem como se desenvolver sem cuidar da sua região central.  

Metas concretas 

A Prefeitura colocará em prática uma série de iniciativas multissetoriais para resolver gargalos do Centro em ações de curto, médio e longo prazo: 

Curto prazo: Dividido em dois períodos: o primeiro é para ações que serão iniciadas até os 100 dias de gestão; o segundo, ao longo de 2025, com melhorias de calçamento, de ruas e da iluminação, dobrar as ações de abordagens de oferta de atendimento das pessoas em situação de rua, intensificação das abordagens pela Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar para repressão a crimes, como roubos, furtos e tráfico; 

Médio Prazo: Ao longo de 2025, com foco na reocupação da região central, com instituição do Aluguel Social; 

Longo prazo: Ações que começam até 2028, mas avançam para a próxima gestão, a partir de estudos para incentivos aos empreendedores investirem em retrofit de prédios comerciais e residenciais abandonados. 

Local Simbólico 

O Paço da Liberdade, que se destaca entre os casarões históricos construídos no final do século XIX que contornam a Praça Generoso Marques, representa, simbolicamente, a transformação que todo o Centro irá viver. A edificação, que chegou a estar abandonada nos anos 1990, passou por revitalização completa e foi reinaugurada em 2009, e hoje abriga um centro cultural. 

“O prefeito pediu para usar o Paço a cada 15 dias, mas se quiser, pode usar todos os dias. Venho dizer que o governo do estado está junto de Curitiba nesse projeto e a Fecomércio, junto de todas as instituições comerciais da cidade, para que o Centro recupere a dignidade e a pujança”, disse o vice-governador, Darci Piana. 

O local abrigou primeiro mercado público da cidade, demolido para a construção da edificação que foi a primeira sede própria da Prefeitura. O objetivo da Prefeitura é expandir a renovação e reocupação que foi realizada no Paço por toda a região Central, tornando mais atrativa a região por onde circulam moradores de todos os bairros e quem visita Curitiba. 

Publicado por Estagiários Jornalismo

07/02/2025 às 14:07

©2025 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.