02/12/2024
Dezembro chegou, e os paranaenses já estão em ritmo de Natal, organizando-se para a tradicional troca de presentes. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, 63,5% dos consumidores do estado pretendem presentear neste fim de ano, além daqueles que ainda não decidiram se vão gastar com presentes, representando 21,3%.
Os consumidores mais animados para as compras de Natal são os da região Central, com 69,8% de intenções positivas. Logo em seguida vêm os curitibanos, empolgados com o clima da “Capital do Natal”, com 67,5% de respostas afirmativas. Na sequência estão os moradores das regiões Sul (66,5%), Leste (66%), Noroeste (62,4%), Norte (58,9%) e, por fim, Oeste (56%).
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal continua sendo o momento mais aguardado pelo comércio. “A sondagem deste ano traz um cenário bastante positivo para o comércio paranaense, com 63,5% dos consumidores planejando comprar presentes. Esse otimismo reflete a confiança do paranaense e o impacto positivo das festas de fim de ano na economia do estado”, avalia.
Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, destaca o cenário positivo em que a maioria deve realizar compras neste período, principalmente nos setores de vestuário, brinquedos e cosméticos. “O valor do tíquete médio e a quantidade de presentes a serem comprados indicam que os consumidores pretendem realizar diferentes pesquisas antes de tomar uma decisão. Isso pode auxiliar empreendedores a pensar em uma estratégia ampla, com expansão nos canais de divulgação, presença digital e também em uma experiência para o cliente no espaço físico. O que pode ser feito, por exemplo, com decoração natalina, música temática e brindes”, afirma.
Tipos de presentes
Os itens de vestuário lideram a lista dos mais procurados no estado, bem como em Curitiba, sendo mencionados por 72,6% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em seguida, com 44,5% das intenções de compra na Capital. Perfumes e cosméticos (22,6%), livros e afins (20,7%), eletroeletrônicos (17,7%), calçados (15,9%) e lembrancinhas ou artesanato (14%) também estão entre as opções mais citadas.
Período e local de compra
A maior movimentação no comércio da Capital do estado deve ocorrer na semana que antecede o Natal, com 31,7% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período. Outros 30,5% devem realizar suas compras de oito a 15 dias antes, enquanto 27,4% se anteciparão entre 16 dias e um mês antes da data. Os que deixarão para a última hora, comprando no próprio dia da ceia natalina, somam 4,3%, e, no sentido oposto, os que já garantiram seus presentes correspondem a 6,1%.
A internet lidera as preferências de compra dos curitibanos, com 61%, bastante acima da média estadual para as compras online, de 49,9%. As compras em shoppings também são relevantes na Capital, representando 46,3% da predileção dos consumidores, o maior índice do estado. O comércio de rua ainda mantém forte presença, com 29,9% das menções, sendo as lojas do centro responsáveis por 18,3% e as lojas de bairro por 11,6%.
Gasto médio e forma de pagamento
Curitiba terá o maior tíquete de Natal do estado, com R$ 564,06, ficando acima da média estadual de R$ 515,68. Os homens pretendem gastar um pouco mais do que as mulheres, ao despender cerca de R$ 684,95 em presentes, ante R$ 462,64 entre as consumidoras.
A maioria dos consumidores (87,2%) fará pesquisa de preços antes de comprar, principalmente pela internet (73,2%). Além disso, 61,6% dos entrevistados na região afirmam que vão presentear até cinco pessoas.
Curitiba terá um dos maiores usos do cartão de crédito no Paraná, principalmente as compras parceladas, com 47%, além de 37,2% de pagamentos para o vencimento. As formas de pagamento à vista devem somar 45,8%, entre o cartão de débito (22%), Pix (14%) e dinheiro (9,8%).
Fatores de influência
A qualidade do produto é o principal fator de decisão para 37,8% dos curitibanos, superando o preço baixo, mencionado por 20,1%. O atendimento do vendedor também tem um peso significativo, sendo decisivo para 12,2% dos entrevistados, o que ressalta a importância de uma equipe de vendas bem qualificada.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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