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CENTRO: Consumidores da região Central do estado possuem maior intenção de presentear neste Natal

69,8% da população da região planeja comprar presentes no fim do ano

02/12/2024

Dezembro chegou, e os paranaenses já estão em ritmo de Natal, organizando-se para a tradicional troca de presentes. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, 63,5% dos consumidores do estado pretendem presentear neste fim de ano, além daqueles que ainda não decidiram se vão gastar com presentes, representando 21,3%.

Os consumidores mais animados para as compras de Natal são os do Centro, que abrange os municípios da região de Guarapuava e Campos Gerais, com 69,8% de intenções positivas. Logo em seguida vêm os curitibanos, com 67,5% de respostas afirmativas. Na sequência estão os moradores das regiões Sul (66,5%), Leste (66%), Noroeste (62,4%), Norte (58,9%) e, por fim, Oeste (56%).

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal continua sendo o momento mais aguardado pelo comércio. “A sondagem deste ano traz um cenário bastante positivo para o comércio paranaense, com 63,5% dos consumidores planejando comprar presentes. Esse otimismo reflete a confiança do paranaense e o impacto positivo das festas de fim de ano na economia do estado”, avalia.

Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, destaca o cenário positivo em que a maioria deve realizar compras neste período, principalmente nos setores de vestuário, brinquedos e cosméticos. “O valor do tíquete médio e a quantidade de presentes a serem comprados indicam que os consumidores pretendem realizar diferentes pesquisas antes de tomar uma decisão. Isso pode auxiliar empreendedores a pensar em uma estratégia ampla, com expansão nos canais de divulgação, presença digital e também em uma experiência para o cliente no espaço físico. O que pode ser feito, por exemplo, com decoração natalina, música temática e brindes”, afirma.

Tipos de presentes

Os itens de vestuário lideram a lista dos mais procurados no estado, bem como na região Central, sendo mencionados por 73,6% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em seguida, com 48,6% das intenções de compra na região. Perfumes e cosméticos (31,1%) e calçados (25%) também estão entre as opções mais citadas.

Período e local de compra

A maior movimentação no comércio da região Central do estado deve ocorrer na semana que antecede o Natal, com 34,9% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período. Outros 31,5% devem realizar suas compras de oito a 15 dias antes, enquanto 20,6% se anteciparão entre 16 dias e um mês antes da data. Os que deixarão para a última hora, comprando no próprio dia da ceia natalina, somam 5,5%, e, no sentido oposto, os que já garantiram seus presentes correspondem a 7,5%.

Enquanto na média estadual a internet lidera as preferências de compra dos paranaenses, com 49,9%, nos municípios da região de Guarapuava e Campos Gerais o comércio de rua lidera, com 62% das preferências dos consumidores, somando as lojas do centro (51,7%) e as de bairro (10,3%). As compras online na região devem corresponder a 43,4% e as que serão feitas nos shoppings, 32,4%.

Gasto médio e forma de pagamento

O tíquete médio estadual é de R$ 515,68, enquanto na região Central, será de R$ 508,84. Os homens pretendem gastar um pouco mais do que as mulheres, ao despender cerca de R$ 563,68 em presentes, ante R$ 477,93 entre as consumidoras.

A maioria dos consumidores (74,7%) fará pesquisa de preços antes de comprar, principalmente pela internet (51,4%). Além disso, 68,9% dos entrevistados na região afirmam que vão presentear até cinco pessoas.

As formas de pagamento à vista devem ter a preferência, somando 70,9% das citações, entre Pix (32,4%), cartão de débito (25,7%) e dinheiro (12,8%). As compras no cartão de crédito parcelado serão a opção para 37,8% dos consumidores e o pagamento no vencimento, 25,7%. Apenas 2% planejam usar carnê ou crediário.

Fatores de influência

A qualidade do produto é o principal fator de decisão para 29,4% dos consumidores da região Central, superando o preço baixo, mencionado por 23,3%. O atendimento do vendedor também tem um peso significativo, sendo decisivo para 18,5% dos entrevistados, o que ressalta a importância de uma equipe de vendas bem qualificada.

GRÁFICOS

 

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Publicado por Karla Santin

02/12/2024 às 10:11

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