26/03/2025
Começa nesta quarta-feira (27), no Sesc Portão, os jogos do Mundial de Bocha Paralímpica Jovem (Curitiba 2025 Youth World Championships). Realizada pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) em parceria com o Sesc PR, a competição internacional reúne as seleções do Brasil, Portugal, Canadá, Eslováquia e Singapura. Destinado a jovens nascidos entre 2003 e 2010, o torneio marca a segunda edição mundial, que teve sua estreia em Portugal, há dois anos.
Mundial de Bocha Paralímpica de Jovens – Foto: Comunicação ANDE
A competição seguirá altos padrões internacionais, com estrutura moderna que inclui piso emborrachado, placares eletrônicos e um sistema avançado de divulgação de resultados. O público poderá acompanhar de perto atletas de destaque mundial, muitos dos quais já competiram em Jogos Paralímpicos e em etapas da Copa do Mundo. O time Brasil trouxe 13 atletas para representar o país: todos já participaram das competições promovidas pelo Sesc PR e ANDE, em Curitiba.
Os jogos seguem até sábado (29), das 10h30 às 20h, com classificação livre e abertos ao público. A final será no último dia do evento a partir das 15h, seguida da cerimônia de encerramento e premiação.
Delegações brasileira e portuguesa
Na sequência, de 28 de março a 3 de abril, será realizada a quarta edição do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, dentro do projeto Paracopa Sesc. Este evento será o quinto realizado em parceria com a ANDE, reforçando o compromisso com o crescimento da modalidade no Brasil.
Com a participação de 60 atletas de 40 clubes, representando 20 estados, o Campeonato Brasileiro reunirá jovens de 13 a 20 anos. Assim como no Mundial, o torneio contará com estrutura de nível internacional. A competição contará com a presença de atletas de destaque, alguns com experiência em competições nacionais e regionais, além da possível participação de um atleta que competiu nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Ontem (25) foi realizada a cerimônia de abertura do Mundial de Bocha Paralímpica Jovem e contou com a presença do diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; do Diretor de Negócios do Senac PR, Denny Yamashita; do gerente do Sesc Portão, Emerson Sextos; do presidente da ANDE, Arthur Cruz; do vice-presidente da ANDE e representante da World Boccia, Erinaldo Chagas; do secretário de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) de Curitiba, Euler de Freitas Silva Junior; da secretária de Desenvolvimento Humano, Maria Amália Tortato; do diretor de Esporte da SMELJ, Jean Kulcheski; do gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves; e do presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Alexandre Salum.
O presidente da World Boccia, Jon Morgan, por meio de mensagem de vídeo, desejou boa sorte aos atletas. “Eu só queria aproveitar esta oportunidade para desejar a todos vocês boa sorte para este campeonato muito importante. Para muitos de vocês pode ser a sua primeira chance de competir no mais alto nível internacional. Quero que vocês tenham uma experiência fantástica”, declarou.
Erinaldo Chagas reforçou a importância do campeonato para o ciclo paralímpico. “A terceira coisa que preciso destacar é que este é o primeiro passo do ciclo até Los Angeles (Jogos Paralímpicos de Verão 2028). É a primeira competição internacional e estou vendo um monte de carinhas aqui que quero ver lá em 2028”, disse o dirigente. Em seguida, o presidente da ANDE declarou abertos os jogos do mundial. A cerimônia encerrou com o show da banda Coração Brasil, que colocou todas as delegações para dançar sob o som de ritmos brasileiros.
Autoridades presentes na cerimônia de abertura
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.