Missão paquistanesa visita a Fecomércio PR

Na quarta-feira (26), empresários do Paquistão estiveram na Fecomércio PR para uma rodada de negócios com entidades e empresas paranaenses. Organizada pela Câmera de Comércio e Indústria da cidade de Faisalabad, terceira maior cidade do Paquistão, e pela Embaixada do Paquistão no Brasil, a missão esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Itajaí. […]

27/03/2014

Na quarta-feira (26), empresários do Paquistão estiveram na Fecomércio PR para uma rodada de negócios com entidades e empresas paranaenses. Organizada pela Câmera de Comércio e Indústria da cidade de Faisalabad, terceira maior cidade do Paquistão, e pela Embaixada do Paquistão no Brasil, a missão esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Itajaí. Após Curitiba, a comitiva segue para as cidades de Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.
A comitiva foi recebida pelo diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, e pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que deu as boas vindas aos empresários e apresentou a entidade. Piana falou sobre as características
do estado do Paraná e sobre o G7, grupo que reúne as maiores entidades representativas do estado.
O conselheiro comercial da Embaixada do Paquistão no Brasil, Syed Tajammal Hussain, apresentou as principais informações sobre o seu país. “O Paquistão possui quase a mesma população do Brasil. Somos um país tanto industrializado quanto forte na agricultura.” “Produzimos commodities como algodão e trigo e estamos localizados em uma posição estratégica onde converte o sul da Ásia, a Ásia Central e o Oriente Médio.”
Segundo o líder da missão e presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Paquistão, Jamil Ahmad, o Paraná foi um dos destinos escolhidos pela missão por ser reconhecido no exterior como um estado competitivo. “Quando estávamos selecionando os destinos decidimos ficar mais tempo no Paraná por todas as informações que recebemos. Percebemos que se trata de um estado forte no que se refere ao comércio”, comentou.
Após apresentação dos paquistaneses, o economista da Fiep, Roberto Zurcher, falou sobre a instituição. Zurcher foi seguido pela técnica sênior de Desenvolvimento Empresarial e Agroindústria da Agência Paraná de Desenvolvimento, Cristina Marochi, que fez uma explanação sobre o sistema de impostos do estado.
Participaram do encontro representantes do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná; representantes das empresas Klarind e Cocelpa; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; a diretora da Câmera Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Rosa Maria Maccali; a coordenadora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná, Aline Albono Justus; e o diretor executivo da Fetranspar, o coronel Honório Olavo Bortolini.

27/03/2014 às 16:59