Mesa Brasil Sesc: Programa de Segurança Alimentar e Nutricional atua no combate à fome e ao desperdício

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. Criado há mais de 26 anos, tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, em uma perspectiva de inclusão social.  Trata-se de um […]

08/07/2021

Trata-se de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse programa de solidariedade.

Dessa forma, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

Forma de atuação

O programa atua em duas frentes: o banco de alimentos e a colheita urbana.

– Colheita Urbana: a equipe retira as doações junto aos parceiros e entregam diretamente nas entidades sociais cadastradas. São alimentos frescos, produtos hortifrutigranjeiros e alimentos industrializados, distribuídos de forma imediata, sem estoque, por sua característica de perecibilidade.

– Banco de alimentos: as doações são coletadas e transportadas para instalações do Mesa Brasil Sesc. Os alimentos são acondicionados conforme suas necessidades de conservação, separados e disponibilizados para retirada pelas entidades sociais.

A seleção, o transporte e a armazenagem dos produtos seguem as mesmas normas de controle higiênico-sanitárias em ambas as modalidades.

A dimensão educativa é um diferencial do programa, que procura potencializar o seu trabalho por meio da formação de agentes multiplicadores. Dessa forma, paralela à coleta e distribuição de alimentos, o Mesa Brasil oferece atividades como cursos, oficinas e palestras, para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras. Tais ações educativas têm como objetivo promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas.

Mesa Brasil Urgente

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Sesc contribui com as medidas preventivas de combate ao avanço do novo coronavírus, mantendo unidades fechadas para evitar aglomerações e disponibilizando diversas atividades por meio virtual. Mas o Mesa Brasil Sesc se manteve ativo. O programa de segurança alimentar e nutricional deu continuidade ao serviço de coleta de alimentos junto aos doadores e distribuição a entidades assistenciais, garantindo a refeição de milhares de pessoas em todas as regiões do país.

A captação de parcerias foi intensificada, com objetivo não só de ampliar a arrecadação de alimentos, como também angariar produtos de higiene e limpeza, tão necessários à prevenção contra o contágio. Além disso, por meio de doações de recursos financeiros, o programa adquire cestas básicas, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Recentemente, o Sesc lançou a campanha Mesa Brasil Urgente, com a proposta de formar uma rede de solidariedade com empresas de todo o país para a intensificação das ações de combate à fome. O objetivo é arrecadar recursos financeiros para a aquisição de cestas básicas, que serão distribuídas conforme Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), de forma a garantir o atendimento às famílias mais impactadas pelas consequências da pandemia.

Além de mobilizar os parceiros para doações emergenciais em dinheiro, a campanha propõe a formação de uma corrente, com cada participante atuando como multiplicador e estimulando a adesão de novas empresas. Pessoas físicas também podem participar do Mesa Brasil Urgente com contribuições de qualquer valor, que podem ser feitas pelo site

“Agradecemos pela oportunidade de fazer parte dessa iniciativa, que contribuirá significativamente para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19, no que se refere à situação de insegurança alimentar e nutricional que afeta grande parcela da população brasileira”, pontuou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, sobre a campanha.

Texto: Isabela Mattiolli

08/07/2021 às 11:51