Mercosuper projeta R$ 600 milhões em negócios

Após dois anos, a Mercosuper será realizada presencialmente nos dias 5, 6 e 7 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias de evento. Em um espaço 50% maior do que […]

05/04/2022

Após dois anos, a Mercosuper será realizada presencialmente nos dias 5, 6 e 7 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias de evento. Em um espaço 50% maior do que a última edição, de 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarão seus lançamentos, serviços e soluções aos visitantes, que deve superar em 20% ao da feira anterior.

Supermercadistas de todas as regiões do estado podem vir ao evento em caravanas gratuitas fornecidas pela Apras. Basta entrar em contato com a Apras para garantir a vaga. Nas caravanas, líderes e equipes supermercadistas de todo aproveitam a oportunidade para trocar conhecimento e fomentar o networking. Serão quase 1.500 pessoas vindo em 45 ônibus e vans. Além disso, os participantes têm preferência para participar das visitas técnicas em supermercados promovidas pela Academia Apras.

Com a proposta de proporcionar negócios, relacionamento e conteúdo, a feira terá 20 palestras, painéis e fóruns com assuntos selecionados para aumentar a eficiência, produtividade e a inovação dos negócios.

Para o presidente da Apras, Carlos Beal, a expectativa é que a Mercosuper seja um sucesso, impulsionada pela ansiedade das pessoas por uma feira física. “Após dois anos sem a nossa principal feira, estamos todos ansiosos para nos encontrarmos pessoalmente e poder concretizar negócios em um ambiente que promova o saudoso olho no olho”.

Beal afirma que a feira é um termômetro para saber o que esperar do varejo no futuro. “Como os expositores praticam preços especiais durante o evento, os consumidores acabarão vendo o reflexo nos preços mais baixos em alguns produtos. Além disso, os lançamentos, tendências, novidades, tecnologias e serviços apresentados na Mercosuper devem ser aplicados pelos varejistas em suas lojas”.

O setor supermercadista brasileiro faturou R$554 bilhões em 2020, o que representa 7,5% do PIB, e gerando 3 milhões de empregos diretos e indiretos. No Paraná, os supermercados recebem anualmente 600 milhões de clientes em 4.800 lojas, geram 240.000 empregos diretos e indiretos e faturam R$ 53 bilhões em 2020, equivalentes a 9,9% do faturamento do setor no Brasil.

Presença na Feira

A Mercosuper terá um espaço dedicado para negócios com Selo Alimentos do Paraná. Em parceria com a Fecomércio PR e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Sebrae PR preparou empresas de alimentos e bebidas, que têm o Selo Alimentos do Paraná, para participar de rodadas de negócios e encontros empresariais, que serão realizados em um espaço exclusivo. Produtos paranaenses com registro de Indicação Geográfica (IG) também estarão expostos no espaço.

O Selo Alimentos do Paraná é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Ao todo, 18 empresas que têm Selo Alimentos do Paraná estão confirmadas.

Além disso, os visitantes também poderão conhecer alguns produtos que têm o registro de Indicação Geográfica (IG), que é concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com valor intrínseco e identidade própria.

As rodadas de negócios ocorrerão no estande da Fecomércio PR em parceria com os sindicatos empresariais do comércio filiados, Sebrae/PR e Fiep. No espaço os visitantes da feira também poderão conhecer os serviços oferecidos pelas entidades e degustar o barreado preparado pelo Senac PR.

Palestras

Serão realizados cerca de 20 palestras, oficinas e workshops no evento. Os palestrantes e os temas foram selecionados previamente com muito cuidado para trazer conteúdos que façam a diferença no dia a dia das empresas. A Apras buscou as principais tendências que devem movimentar o varejo e confirmou a presença dos profissionais e palestrantes que estão mais atualizados e em alta no mercado.

Neste ano, uma das grandes novidades é a ampliação das palestras magnas de três para cinco.

5 de abril
Walter Longo (13h30) – Empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Tema: “Trilema digital: as três grandes tendências que vão afetar sua vida e seus negócios”

6 de abril
Leandro Karnal (13h30) – Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em História pela Universidade do RS. Doutor em História Social pela USP. Pós-doutorado pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, antropologia e Filosofia.
Tema “Livre-se dos erros! Faça diferente em 2022”

Painel magna – Tema: “O fenômeno dos atacarejos no Brasil”
Belmiro Gomes (CEO Grupo Assaí)
José Koch (CEO Komprão Atacarejo e Super Koch)