Manuais de conduta segura vão auxiliar empreendedores na retomada do setor de turismo

Sebrae/PR, Fecomércio PR, Secretaria de Estado da Saúde e Paraná Turismo estão finalizando os materiais para cinco setores de atuação

11/08/2020

Empreendedores que atuam no turismo e eventos do Paraná foram seriamente impactados com a pandemia de Covid-19. Alguns setores já voltaram, mas outros ainda estão proibidos de operar, como o segmento de eventos. Durante a pandemia, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR elaboraram manuais de Conduta Segura para serviços de bares e restaurantes, de hospedagem e para eventos.

Nesta primeira fase, foram capacitadas 417 pessoas, de 351 empresas. O trabalho agora está na segunda fase, com revisão dos três manuais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Paraná Turismo, e a produção para outros dois novos segmentos: atrativos turísticos culturais e naturais; e serviços de receptivo, agenciamento e transporte.

Patricia Albanez, coordenadora estadual de Turismo no Sebrae/PR, ressalta que o principal objetivo dos cadernos técnicos é a segurança das pessoas, com condutas de prevenção ao coronavírus. A primeira etapa foi realizada com a Fecomércio PR e as entidades de classe.

“Nesta segunda fase, buscamos a parceria com o Governo do Estado, para que os manuais tornem-se os materiais de referência para a retomada do turismo seguro no Paraná. A intenção é manter as atividades, sempre visando a segurança de turistas e colaboradores”, explica Patricia.

Segundo a coordenadora, será preciso aprender a conviver com o vírus por tempo indeterminado e as medidas de prevenção devem estar alinhadas.

“Já vemos ‘bolhas’ de destinos em países da Europa. A retomada está ocorrendo com o turismo regional lá fora. O mesmo deve acontecer aqui no Brasil, para destinos que não sejam de massa, relacionados à natureza e às atividades ao ar livre, especialmente turismo de aventura e rural”, adianta Patricia.

Giovanni Diego Bagatini, gerente de Turismo do Sesc e representante do Sistema Fecomércio PR, salienta que o trabalho visa retomar as atividades de turismo, sem esquecer das medidas preventivas.

“Estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde e a Paraná Turismo, na busca da retomada da forma mais equilibrada e segura possível. É o desafio que estamos enfrentando com as capacitações e os manuais de Conduta Segura. Tão logo diminuam os casos de Covid-19, as atividades devem voltar, progressivamente. Queremos que os empreendedores do setor estejam preparados”, destaca Bagatini.

A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, observa que os manuais serão validados pela Sesa, seguindo o Decreto nº 4545, de 27 de abril deste ano, que estabelece normas e procedimentos para a regulamentação da retomada dos serviços essenciais e/ou não essenciais.

“Os manuais de Conduta Segura seguirão as normas da Sesa e também da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Até o final de agosto, teremos finalizado os cinco manuais e a distribuição será de forma digital, nas páginas do Sebrae e da Paraná Turismo, na internet”, detalha Isabella. Os processos de apresentação e capacitação serão de forma online, ainda sem datas definidas.

Importância do setor

Em 2019, o Paraná registrou crescimento no número de empresas e guias no Cadastur – sistema do Ministério do Turismo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. Em 2018, eram 5.097 empresas cadastradas, número que cresceu 23% no ano passado, chegando a 6.280. Em nível nacional, segundo o Ministério, o setor de turismo responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 7,9% do total de empregos no país.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

11/08/2020 às 13:17