NOTÍCIAS

Londrina articula governança do comércio

Londrina vai ganhar um grupo setorial no ecossistema de inovação. A iniciativa é capitaneada pelo Sebrae/PR e conta com parceiros como a Fecomércio PR, Senac PR, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), empresários, administradores de shoppings e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Unidas, as instituições vem […]

06/04/2021

A reunião mais recente de governança do Comércio de Londrina ocorreu no dia 30 de março, de maneira virtual; com a participação de Rodrigo Schmidt como representante da Fecomércio PR

Londrina vai ganhar um grupo setorial no ecossistema de inovação. A iniciativa é capitaneada pelo Sebrae/PR e conta com parceiros como a Fecomércio PR, Senac PR, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), empresários, administradores de shoppings e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Unidas, as instituições vem discutindo em reuniões online a criação de uma governança do comércio local.

A necessidade foi identificada, após a vinda de diversos agentes à cidade em busca por inovações do comércio, conforme afirmou a consultora e responsável pela frente de comércio do Sebrae londrinense, Alessandra de Almeida.

Entre as principais ações, a consultora destaca a criação do Centro de Inovação do Varejo, inspirada em uma ideia do Sincoval; a transformação da Rua Sergipe em Rua Inteligente; a chegada da RenovRetail em Londrina, a criação do Muffato Labs, além do OasisLab, um hub de inovação do varejo de São Paulo, com previsão de chegada à cidade até o fim de 2021. “Fomos aprimorando as ideias, os projetos, convocamos as lideranças de Londrina para montar uma governança”, comentou o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava. 

Centro de Inovação do Varejo 

O Centro de Inovação do Varejo será implantado na sede do Sincoval, no Centro Cívico. O projeto arquitetônico está pronto e em fase de captação de recursos para o início da obra. “Vamos criar um centro de negócios, prospectando ações para que consigamos fazer na prática o desenvolvimento de ações para ruas inteligentes, a exemplo da Rua Sergipe, um modelo tecnológico”, explicou Gava. 

Uma das novidades são os postes inteligentes, com o investimento de R$ 3,5 milhões pela parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tecnologia da Itaipu Binacional. Instalados até junho desse ano, os postes monitoram tráfego de veículos, fazem reconhecimento facial, contam com câmeras de segurança, fornecem informações, reconhecem dados e contam com internet 4G e 5G. “Pretendemos que Londrina se torne referência nacional em prestação de tecnologia. E levaremos essas inovações para as melhorias do comércio”, afirmou o presidente do Sincoval.   

Varejo Inteligente 

Com previsão de lançamento nos próximos meses, Londrina contará com o programa Varejo Inteligente, como integração ao planejamento de inovação do comércio varejista local.  O portfólio prevê soluções do comércio como a disponibilização de uma base de empresas desenvolvedoras e fornecedoras de tecnologias e novidades ao setor, servindo também como incentivo à modernização dos processos empresariais. Nas próximas semanas haverá a eleição de um governador e formatação da governança, para o início dos trabalhos. 

O comércio online e seus inúmeros markplaces são as grandes propostas para a modernização das empresas. Na pandemia, a modalidade acentuou-se devido à relevância obtida pelos modos de atuação segura e eficiente.

Texto: Karen Bortolini

Publicado por Estagiários Jornalismo

06/04/2021 às 11:49

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.