15/09/2022
O Sesc PR realiza ao longo desta semana diversas ações em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup), evento mundial realizado anualmente no terceiro fim de semana do mês de setembro. Desde terça-feira (13) um ciclo de lives tem sido promovido pelo canal do Sesc PR no YouTube do Sesc PR, para reflexões sobre temas voltados à preservação do meio ambiente.
A primeira delas “Poluição hídrica, resíduos sólidos urbanos e meio ambiente: quais os impactos no dia a dia das cidades?”, foi conduzida pelos professores e especialistas na temática, Carla Cristina Bem e Rodrigo de Souza Poletto. Tecnóloga em Ambiental (UTFPR) com mestrado e doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR), Carla trouxe uma reflexão sobre a poluição hídrica e sua relação com o saneamento básico.
Biólogo, professor do curso de Ciências Biológicas, do Mestrado Profissional em Ensino e Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rodrigo de Souza Poletto, apresentou um estudo feito na universidade sobre os resíduos gerados na cidade de Cornélio Procópio.
A segunda live foi transmitida ontem (14), com o tema “Lixo no Oceano: o grande desafio da década?”, com representantes do Fundação Grupo Boticário, Juliane Freitas e Janaina Bumbeer. Bióloga, doutora em Ecologia e Conservação pela UFPR, especialista em biodiversidade, Janaina, apresentou uma pesquisa feita pela Fundação Grupo Boticário “Oceano sem mistérios: a relação do brasileiro com o mar”, com os impactos que as atitudes de cada um têm sobre o oceano.
Os impactos vão desde a poluição, com resíduos e esgoto, até à pesca irregular. A especialista frisou que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o período de 2021 a 2030 será a Década Internacional da Oceanografia, uma cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.
Já a engenheira ambiental e especialista em Economia da Biodiversidade na Fundação Grupo Boticário, Juliane Freitas, falou sobre o projeto Grande Reserva Mata Atlântica, com o objetivo de ajudar a conservar o último grande remanescente contínuo da floresta, principalmente a faixa paranaense. A iniciativa da Fundação Grupo Boticário atua juntamente a uma rede de parceiros. Uma das ações de destaque é o mutirão que será realizado neste sábado (17), em parceria com o Sesc PR e outros apoiadores, na limpeza da costa paranaense.
Vale frisar que no sábado (17) as unidades do Sesc de 25 cidades, junto a parceiros, realizarão diversos mutirões para a limpeza de rios e praias, além de palestras, apresentações artísticas, exposições, rodas de conversa, orientações sobre preservação ambiental, entre outros. Consulte programação pelo site.
Hoje (15), a partir das 19h, o canal do Sesc PR transmite a live “Psicologia Ambiental: Relações humanas com o ambiente, reflexos no meio ambiente, saúde pós pandemia”, com o biólogo e biomédico, Mestre em Saúde e Meio ambiente, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Gilivã Fridrich. O encontro virtual pode ser acessado aqui.
Texto: Isabela Mattiolli
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.