NOTÍCIAS

Linha ferroviária Curitiba – Lapa poderá ser reativada para fins turísticos

    Um passeio de trem de Curitiba até a cidade histórica da Lapa pode ser uma nova opção turística e cultural do Paraná. A proposta foi apresentada pelo General Luis Antonio Duizit Brito, Comandante da 5ª Região Militar, durante encontro que reuniu o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o prefeito […]

16/09/2015

KARLA Trem da Lapa 2

Da esq. p/ dir: o General Luis Antonio Duizit Brito, Comandante da 5ª Região Militar; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o Coronel Rômulo Marinho Soares, assessor de relações institucionais do Exército PR e SC; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o Tenente-Coronel Cezar Carriel Benetti, Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP) da Lapa; a prefeita da Lapa, Leila Klenk; o Tenente-Coronel Moisés Paixão, Comandante do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) de Curitiba, ao lado de sua esposa, Sônia Paixão.

 

 

Um passeio de trem de Curitiba até a cidade histórica da Lapa pode ser uma nova opção turística e cultural do Paraná. A proposta foi apresentada pelo General Luis Antonio Duizit Brito, Comandante da 5ª Região Militar, durante encontro que reuniu o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; a prefeita da Lapa, Leila Klenk, e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Espolador Neto, na manhã desta terça-feira (15). Também participaram da reunião, o Tenente-Coronel Moisés Paixão, Comandante do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) de Curitiba, e o Tenente-Coronel Cezar Carriel Benetti, Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP) da Lapa.

A ideia é reativar a estrada de ferro entre Curitiba e a Lapa, tanto para fins turísticos como comerciais, uma vez que a linha faz parte do futuro corredor ferroviário paranaense anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com estudos preliminares, os 93 quilômetros de trilhos – boa parte ainda assentada sobre dormentes de madeira – é totalmente trafegável, o que demonstra a viabilidade do projeto.

“A missão da Região Militar é cultivar e manter a história e o acervo militar do Paraná. Queremos reativar o trem da Lapa para que possamos colocar nosso Estado em um grande circuito cultural e histórico, a exemplo do que é feito em outros países, principalmente na Europa, que tem um vasto passado bélico”, afirma o General Duizit Brito.

Para o prefeito Gustavo Fruet, o projeto trará ganhos turísticos, comerciais e históricos. “São várias frentes. Primeiro, informação para as novas gerações e fortalecer o ensino da história nas escolas. Também há um fator turístico excepcional, pois vai permitir um novo roteiro de visitação de Curitiba, e em terceiro lugar, vai fortalecer a ligação ferroviária de Curitiba a Lapa, fazendo a recuperação do patrimônio histórico da Lapa”, avalia.

A prefeita Leila reitera que a iniciativa vai conectar ainda mais a Região Metropolitana de Curitiba. “Temos tanta coisa para mostrar para o Paraná e para o Brasil e o trem une história à memória afetiva das pessoas. Acho que é de grande importância para o turismo e para a história de nossa região. Essa união entre Exército, prefeituras e também a Fecomércio e a ACP é fundamental”, pondera.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, a linha férrea Curitiba-Lapa fomentará o turismo, além de promover um resgate histórico-cultural. “A história do Paraná é muito rica e pode ser melhor explorada. É o que fazemos por meio do Sesc, através de suas áreas de cultura e turismo, e por isso apoiamos esse tipo de iniciativa, que envolve a história do Exército, da Revolução Federalista, com a criação de espaços para manter vivas essas memórias”, afirma Piana.

Resgaste da história militar

De acordo com o General Duizit Brito, o Exército está recuperando de forma ostensiva a história militar do Paraná. A implantação do trem histórico Curitiba – Lapa faz parte de uma série de ações de incremento ao turismo histórico, tais como a inauguração da Galeria General Sisson, sediada na Lapa, já em funcionamento; do Espaço Cultural Sargento Max Wolf Filho, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba, e do Espaço Cultural Salomão da Rocha, localizado no 5º GAC AP, em Curitiba, que serão inaugurados em breve e estarão abertos à visitação do público em geral e de estudantes. O Exército também está apoiando a recuperação do Panteão dos Heróis da Lapa e o passará a gerir e fazer a manutenção do Museu do Expedicionário, em Curitiba.

Publicado por admin

16/09/2015 às 12:59

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.