Lançamento do Paraná Turístico 2026

Na terça-feira (27), Dia Mundial do Turismo, a Fecomércio PR recebeu o lançamento do Paraná Turístico 2026 – Pacto para um destino inteligente. O planejamento de ações estratégicas para desenvolver o turismo paranaense nos próximos dez anos é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Turismo, com elaboração realizada pela Fecomércio PR, Sebrae-PR, Universidade Federal […]

28/09/2016

_BTR9706

Na terça-feira (27), Dia Mundial do Turismo, a Fecomércio PR recebeu o lançamento do Paraná Turístico 2026 – Pacto para um destino inteligente. O planejamento de ações estratégicas para desenvolver o turismo paranaense nos próximos dez anos é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Turismo, com elaboração realizada pela Fecomércio PR, Sebrae-PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Paraná Turismo.

O Paraná Turístico 2026 foi criado de forma conjunta, unindo poder público e iniciativa privada. O planejamento teve como base três eixos estratégicos: Gestão e Fomento ao Turismo Estadual, Desenvolvimento de Destinos Turísticos e Promoção e Apoio à Comercialização. “O nosso objetivo é fortalecer esse setor como hoje é a agropecuária, a indústria. Queremos que o turismo seja lembrado ao pensar em desenvolvimento econômico”, explica o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.

Engajamento

A proposta é fortalecer as regiões de todo o estado. “Hoje o Paraná já possui investimentos e atividades de desenvolvimento turístico, mas nós queremos mais. Além de Curitiba, Foz de Iguaçu, existem outras regiões que acreditam no turismo”, conta Fabrício.

As ações de trabalho foram divididas em três etapas, que aconteceram desde o início da elaboração, em 2015, até o lançamento: Planejamento Metodológico e Mobilização, Planejamento Participativo e Análise Situacional e Planejamento Estratégico e Operacional.  Ao todo, 655 pessoas participaram de oficinas, workshops, grupos focais, painéis, seminários e demais atividades desenvolvidas durante todas as etapas do Paraná Turístico.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, afirma que comércio, serviços e turismo são setores interligados e que estão sendo prejudicados diante do cenário econômico atual. “Não vamos falar de crise, vamos falar de solução, e aqui está uma. Um programa que nos permite vislumbrar uma solução para o problema do turismo do Paraná”, explica.

_BTR9586

O fortalecimento do turismo paranaense influencia também no desenvolvimento econômico do estado, conforme explica o governador do Paraná, Beto Richa. “Sempre acreditei na importância do turismo, que quando se desenvolve, consegue influenciar diretamente diversas áreas da nossa economia. É uma indústria limpa, não polui, gera riquezas, oportunidades de emprego e renda à nossa população”.

Estiveram presentes no lançamento do Paraná Turístico 2026 o governador do Paraná, Beto Richa; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o secretário do esporte e do turismo, Douglas Fabrício; o diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta; o diretor presidente do Paraná Turismo, Jacó Gimennes; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Pedro Kempe; o diretor de operações do Sebrae-  PR, Julio Agostini; e o deputado federal Alex Canziani.

28/09/2016 às 17:04