NOTÍCIAS

Justiça no Bairro Sesc Cidadão realiza mais de seis mil atendimentos em Foz do Iguaçu

De 27 de novembro a 3 de dezembro o Justiça no Bairro Sesc Cidadão realizou mais uma edição em Foz do Iguaçu, na unidade do Sesc. Mais de seis mil atendimentos foram feitos pelo programa, uma realização entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria […]

07/12/2022

De 27 de novembro a 3 de dezembro o Justiça no Bairro Sesc Cidadão realizou mais uma edição em Foz do Iguaçu, na unidade do Sesc. Mais de seis mil atendimentos foram feitos pelo programa, uma realização entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com a Prefeitura local.  

Durante a edição foram emitidos documentos (RG, CPF e Carteira do Autista), além de atendimentos jurídicos e com pautas agendadas (perícias e curatelas). O casamento coletivo foi realizado no dia 1º de dezembro, no Sesc Foz do Iguaçu, com a celebração da cerimônia que oficializou a união civil de 136 casais do município, presidida pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro.  

Participaram da celebração, a secretária de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu,  Kelyn Trento, representando o prefeito Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro); o presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Itacyr Mayer; a presidente Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Foz do Iguaçu, Maria Della; o diretor da Fecomércio PR, Carlos Rodrigues do Nascimento; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan; o diretor da Divisão de Gestão de Negócios do Senac PR, Rubens Fava; o gerente executivo do Sesc Foz do Iguaçu, Sérgio Giaretta; o gerente executivo do Senac Foz do Iguaçu, Lucio Marcelo Chrestenzen; o pastor Isaías Cardoso dos Santos, e Mateus Afonso Vido da Silva, representante do Cartório de Registro Civil.  

Fonaje e Fonamec 

De 30 de novembro a 2 de dezembro foram realizadas a 50ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e a 12ª Edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), com a participação de magistrados e servidores que atuam nos juizados especiais. Os eventos aconteceram de forma conjunta no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu.  

A programação é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª vice-presidência, em parceria com os presidentes do Fonaje e do Fonamec. Nesta edição, os temas abordados foram: “Os desafios da Justiça 4.0 e as Demandas Predatórias Diante do Acesso à Justiça” e “A importância dos métodos adequados de solução de conflitos para a valorização emancipadora do ser humano”.     

O presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, deu as boas-vindas aos participantes do Fórum e destacou que é necessário romper com alguns tradicionalismos no meio jurídico. “Esse momento da contemporaneidade é de desjudicializar, desprocessualizar e buscar a solução dos conflitos, principalmente no momento em que vivemos, de grandes adversidades”, afirmou.   

O evento tem o objetivo de discutir as políticas judiciárias para aprimoramento do sistema dos Juizados Especiais e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) em todo o país.  

“De um lado os Juizados Especiais retratam a forma de acesso mais buscada pelos cidadãos brasileiros ao Poder Judiciário, visando satisfazer os litígios que, não raro, marcam o dia a dia da nossa sociedade. De outro lado, não podemos perder de vista que a mediação e a conciliação expressam a importância da busca da solução consensual dos conflitos, sendo hoje uma marca de importante desenvolvimento do Poder Judiciário brasileiro”, afirmou a 2ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo.    

Também participaram da solenidade de abertura, o presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais, juiz Alexandre Chini; o presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho; a coordenadora da Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Vania Hack de Almeida; o corregedor do TJPR, desembargador Espedito Reis do Amaral; o diretor da Judicemed, que representou a presidência da Associação dos Magistrados do Paraná, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza; o prefeito de Foz do Iguaçu,  Francisco Lacerda Brasileiro; o diretor geral do Fórum de Foz de Iguaçu, juiz Alexandre Calderari;  e a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter.     

No dia 1º de dezembro, o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, e o diretor regional do Senac PR, Sidnei de Oliveira, participaram da programação do evento. Eles apresentaram a oficina: “Cidadania e inclusão”, que tratou sobre a parceria do TJPR e do Sesc PR no projeto Justiça no Bairro Sesc Cidadão. 

 

*Com informações do TJPR 

Publicado por Estagiários Jornalismo

07/12/2022 às 10:15

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.