José Canisso

José Canisso foi Diretor da Federação do Comércio Varejista do Paraná e Conselheiro do SENAC, de 1992 a 1999, antes da fusão com a Federação Atacadista/Serviços, para a consolidação da Fecomércio PR, onde continuou a representar o setor do varejo, a partir de 1999. Na gestão 2014/2018 passou a ocupar o cargo de vice-presidente da […]

13/01/2016

José Canisso foi Diretor da Federação do Comércio Varejista do Paraná e Conselheiro do SENAC, de 1992 a 1999, antes da fusão com a Federação Atacadista/Serviços, para a consolidação da Fecomércio PR, onde continuou a representar o setor do varejo, a partir de 1999. Na gestão 2014/2018 passou a ocupar o cargo de vice-presidente da entidade.

Com grande envolvimento e participação no sindicalismo empresarial do Paraná, tanto  na indústria  como no comércio, foi presidente do Sindilouças (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louças e Porcelanas, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) de 1990 até outubro do ano passado, ficando afastado do cargo somente em duas gestões. Também presidiu o Sindicato de Armazéns Gerais do Paraná – Sindiarmazéns PR , no período de 2012/2016.

Canisso atuou no segmento das indústrias desde 1974 e chegou a ocupar os cargos de conselheiro e diretor da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Neste período contribuiu para a criação do Sindicato das Metalúrgicas e o Sindicato de Eletroeletrônicos, conforme relembra em vídeo-depoimento para o aniversário de 70 anos da entidade.

Foi também vogal da Junta Comercial do Paraná por diversos mandatos, nos quais representou o comércio, função que exerceu até seu falecimento. Também atuou como Juiz Classista no TRT-PR, de janeiro de 1995 até julho de 1996, indicado em lista tríplice pelas entidades empresariais do comércio.

Participou do Grupo de Trabalho em Saúde Ocupacional da CNC (GTSO), como representante titular da Fecomércio PR, desde novembro de 2013. O grupo tem a competência de promover estudos e assessorar os representantes da CNC referentes a assuntos das áreas da higiene, segurança e medicina do trabalho.

Nascido em 1948, faleceu nesta segunda-feira (11), e foi velado e sepultado no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.

13/01/2016 às 11:31