Jantar dá início à semana gastronômica espanhola do Senac PR

Para dar início à Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia Espanhola, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, recepcionou autoridades e convidados em um jantar especial no Restaurante-Escola do Senac em Curitiba nesta segunda-feira (18). Entre os presentes estavam o cônsul da Espanha, Saturnino Hernando Gordo; o deputado federal Rubens Bueno; o […]

20/11/2013

Entre os presentes estavam o cônsul da Espanha, Saturnino Hernando Gordo; o deputado federal Rubens Bueno; o secretário Municipal de Governo de Curitiba, Ricardo Macdonald Ghisi; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o cônsul honorário do Senegal, Ozeil de Moura Santos; o cônsul geral do Uruguai, Joaquim Pirez Jorge; o vice-presidente da Jucepar, Antonio Romão de Montes; o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa; o presidente da AECIC, Celso Luiz Gusso; o vice-presidente da ACP, Camilo Turmino; o vice-presidente da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt, e o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

Os convidados degustaram os pratos elaborados pelo chef espanhol, Oriol Vicente Bayà, trazido pelo Senac PR especialmente para a semana.

Conforme destacou Monastier, esta é a 20ª semana gastronômica promovida pelo Senac PR e a 4ª realizada neste ano. “O Senac sempre teve um cuidado especial na escolha dos temas, trazendo chefs renomados nacional e internacionalmente. As semanas gastronômicas possuem um forte caráter pedagógico, pois proporcionamos aos nossos alunos e instrutores conhecer culinárias diversificadas”, afirmou. O diretor regional antecipou que em junho de 2014, a instituição lançará um livro sobre o meio século da gastronomia no Senac, que fará uma compilação das principais receitas preparadas nos festivais gastronômicos.

A Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia Espanhola vai até o próximo sábado, 23 de novembro, e acontece nos Restaurantes-Escola de Curitiba, Caiobá, Foz do Iguaçu e Maringá. O evento recebe o apoio do Instituto Cervantes.

O cônsul da Espanha, Saturnino Hernando Gordo, está empolgado com a realização da semana gastronômica espanhola. “Essa é a primeira vez que a gastronomia espanhola ganha tamanho destaque em Curitiba. Nos orgulha muito ter a presença de um chef espanhol e uma instituição como o Senac mostrando e difundindo a riqueza de sabores da Espanha”, enfatizou.

Darci Piana lembrou o primeiro festival realizado pelo Senac, em 2007, que teve como tema a tilápia. “Depois da semana gastronômica, o consumo do peixe aumentou consideravelmente no Paraná, o que reforça a importância de eventos como esse para fomentar a cadeia produtiva do Estado e que contribui para o aprimoramento de restaurantes e estabelecimentos de gastronomia do Paraná”.
Apresentação
O jantar também contou com a apresentação do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná, coordenado por Blanca Hernando Barco.

Programação

No Restaurante-Escola do Senac Curitiba, nos dias 21 e 23 o almoço será servido no estilo buffet, no valor de R$ 39, com exceção do sábado, dia 23, que sai por R$ 50. Já no dia 22 será empratado, no valor de R$45, por pessoa.

No dia 23 de novembro é a vez do Senac Foz do Iguaçu e Maringá mostrarem as delícias da culinária espanhola. Foz do Iguaçu, empratado R$45 e Maringá, buffet R$35.

Texto: Karla Santin

Foto: Walter Alves

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana; o cônsul da Espanha, Saturnino Hernando Gordo, e o deputado federal Rubens Bueno

Foto: Walter Alves

Da esq. p/ dir.: o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e sua esposa, Deise Moreira Akel; o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, e sua esposa, Maria José Piana, e o deputado federal Rubens Bueno e sua esposa, Rose Bueno.

Foto: Walter Alves

Durante o jantar, Darci Piana e sua esposa Maria José comemoraram o aniversário de sua filha, Patrícia Piana Presas, que estava acompanhada do marido, Joaquin Presas

Foto: Walter Alves

Na segunda-feira também foi servido o primeiro almoço da Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia Espanhola no Restaurante-Escola do Senac Curitiba