18/12/2024
A cesta de consumo do Turismo em Curitiba e na Região Metropolitana registrou uma inflação de 2,46% no mês de novembro, superando a média nacional do setor, que foi de 2,20%, e do índice geral do IPCA, que ficou em 0,39% no mesmo período. A análise da Cesta do Turismo, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que, embora a inflação do setor turístico na região seja positiva, segue em ritmo de desaceleração quando comparada ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado de janeiro a novembro de 2024, a inflação do turismo em Curitiba está em 0,94%, enquanto nos últimos 12 meses, de dezembro de 2023 a novembro de 2024, o índice apresentou alta de 1,81%. Esse resultado reflete uma tendência de estabilidade, uma vez que a inflação em 12 meses apresentou uma redução gradativa ao longo do ano.
Entre os subitens que compõem a cesta de consumo do Turismo, a passagem aérea foi o principal destaque de alta de preços em Curitiba e Região Metropolitana, registrando aumento expressivo de 30,45%, puxando o índice geral para cima. Outros subitens que também contribuíram para o aumento foram lanche (+1,61%) e hospedagem (+1,15%).
Por outro lado, em um contrapeso, a maior queda foi observada no subitem estacionamento, que registrou redução de 2,01%.
Cenário Nacional
Na média nacional, a cesta de consumo do Turismo registrou inflação de 2,20% em novembro. No acumulado do ano, o índice está levemente positivo em 1,07%, e nos últimos 12 meses apresentou alta de 2,38%, também com ritmo de desaceleração em relação ao ano anterior.
Os subitens que mais subiram de preços no cenário nacional foram passagem aérea (+22,65%), pacote turístico (+4,12%), hospedagem (+2,20%) e refrigerante e água mineral (+1,28%). Por outro lado, as maiores quedas no Brasil foram observadas em transporte por aplicativo (-3,04%), vinho (-0,99%) e casa noturna (-0,96%).
Sobre a Cesta de Consumo do Turismo
A Inflação da Cesta de Consumo do Turismo é um índice desenvolvido pelo Departamento de Análises Econômicas da Fecomércio PR e é composta por diversos itens e serviços relacionados às atividades turísticas, como transporte, hospedagem, alimentação e lazer. Os dados refletem os impactos sazonais e conjunturais que influenciam os preços desses segmentos ao longo do tempo.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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