18/03/2025
Os preços de produtos e serviços ligados ao turismo em Curitiba e Região Metropolitana apresentaram queda em fevereiro, conforme aponta o Boletim da Cesta de Consumo do Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE. A deflação foi de 2,32% no mês, contrastando com a alta de 1,55% do IPCA geral na região. No acumulado do ano, os preços do setor turístico recuaram 0,70%, beneficiando turistas e consumidores no período pré-carnaval, o que pode representar um estimula adicional para atrair mais foliões à capital paranaense durante o feriado.
A maior redução foi registrada nas passagens aéreas, com queda de 22,20%, seguida pelos ingressos para cinema, teatro e concertos (-9,12%) e pelos serviços de hospedagem (-2,89%).
Por outro lado, alguns segmentos tiveram aumento. O preço do sorvete subiu 4,85%, e os lanches ficaram 1,98% mais caros.
No Brasil, a inflação do turismo também apresentou recuo, com deflação de 1,48% em fevereiro. No acumulado do bimestre, os preços dos produtos e serviços relacionados às atividades turísticas registraram queda de 0,17%. Entre os itens que mais subiram no país estão transporte por aplicativo (+7,09%), trem (+3,35%) e clubes (+2,65%). Já os principais responsáveis pela redução foram as passagens aéreas (-20,46%), aluguel de veículos (-8,38%) e ingressos para eventos culturais, como cinema, teatro e concertos (-6,96%).
De acordo com o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a queda nos preços do turismo em Curitiba acompanha a tendência nacional e pode incentivar o setor nos próximos meses, tornando as atividades turísticas mais acessíveis para os consumidores.
“A redução nos preços do turismo em Curitiba segue a tendência nacional e pode ser um fator positivo para o setor nos próximos meses. Com custos mais baixos, especialmente nas passagens áreas e hospedagem, as atividades turísticas se tornam mais acessíveis, estimulando a demanda e favorecendo a economia local”, avalia Dezordi.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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