15/01/2025
Os preços dos produtos e serviços relacionados ao turismo registraram inflação de 1,74% em Curitiba e Região Metropolitana em 2024, conforme aponta análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base nos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No país, a Cesta de Consumo do Turismo registrou inflação de 2,74% no ano passado.
O assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, avalia este resultado como uma desaceleração da inflação em comparação com o ano anterior, oferecendo um alívio em meio ao cenário de pressões inflacionárias mais amplas no país. “Com a inflação do turismo em ritmo mais controlado e a redução de custos em itens importantes, como passagens aéreas e pacotes turísticos, o setor apresenta condições favoráveis para estimular a demanda, especialmente durante o período de férias”, analisa.
Principais variações de preços
Os itens que mais impactaram o bolso dos turistas em Curitiba e Região Metropolitana no acumulado de 2024 incluem ônibus intermunicipal (+13,78%), sorvete (+10,97%), estacionamento (+9,3%), hospedagem (+9,13%) e lanche (+7,84%). Em contrapartida, houve redução significativa nos preços das passagens aéreas (-28,3%) e pacotes turísticos (-8,56%), aliviando os custos para os viajantes.
Na média nacional, os destaques de alta foram aluguel de veículo (+16,59%), transporte por aplicativo (+9,97%), ônibus interestadual (+9,03%) e hospedagem (+8,38%). Até o sorvete (+8,91%) e o cafezinho (+8,72%) ficaram mais caros, além do lanche, com alta de 7,56%. Por outro lado, as passagens aéreas baixaram 22,2% no acumulado de 2024, bem como vinho (-4,51%) e pacotes turísticos (-3,84%).
Inflação em dezembro
Em dezembro, a inflação da cesta de consumo do turismo foi de 0,80% em Curitiba e Região Metropolitana, abaixo da média nacional de 1,66%. Entre os fatores que puxaram os preços para cima na região, destacam-se os pacotes turísticos (+3,94%), ônibus interestadual (+2,97%) e estacionamento (+2,76%). Já o subitem cinema, teatro e concertos apresentou a maior queda, com redução de 2,12%.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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