Intenção de consumo dos paranaenses é semelhante à registrada em janeiro de 2013

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses se mantém equilibrada em janeiro segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Na comparação com o mês de janeiro do ano passado, houve pequena alteração, passando de […]

28/01/2014

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses se mantém equilibrada em janeiro segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Na comparação com o mês de janeiro do ano passado, houve pequena alteração, passando de 151,8 para 151,4 em 2014, e manteve-se acima da zona de indiferença que é de 100 pontos. A propensão de consumo no Paraná ficou acima do índice nacional, que registrou queda de 3% ante janeiro de 2013, o que indica um cenário estadual favorável para as compras.

A pesquisa revela que 60,9% dos paranaenses estão se sentindo mais seguros com o emprego, e 52,1% acreditam que terão melhora profissional nos próximos seis meses.

A maioria dos entrevistados, 77,8%, afirmou que a renda familiar está melhor em comparação ao mesmo período do ano passado. Já a percepção em relação ao acesso ao crédito, 80,2% responderam que está mais fácil conseguir empréstimo atualmente que no ano passado.

A perspectiva de consumo, outro componente da pesquisa, mostra que 73,4% dos paranaenses acreditam que os gastos da família e da população em geral deverão ser maiores do que no segundo semestre de 2013.

Texto: Karla Santin

28/01/2014 às 16:35