Intenção de consumo das famílias paranaenses continua em queda no mês de junho

Retração nas compras nos últimos doze meses é maior entre as classes A e B

24/06/2014

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), continua em queda. Em junho, o indicador apresentou uma queda ainda maior do que a apresentada em maio, passando de 137,3 pontos para 132,2.

Em comparação a junho de 2013, quando o índice era de 150 pontos, a ICF teve retração de 17,8 pontos. As classes C, D e E estão menos predispostas ao consumo, com 131,8 pontos. Em junho do ano passado, esse indicador era de 149,2 pontos. Mas verifica-se que a retração na intenção das compras é mais expressiva nas classes A e B, que exibem um índice de 134 pontos, 20 pontos a menos do que em junho do ano passado.

Situação do emprego e renda

De maneira geral, 51,3% dos entrevistados revelaram estar se sentindo mais seguros com relação ao emprego atual. Em junho de 2013 o índice era de 55%. Com relação à perspectiva profissional, 40,2% afirmam que terão alguma melhora profissional nos próximos seis meses. Em junho passado, esse percentual era de 46%.

A renda atual está melhor para 70,8% das famílias participantes da pesquisa e para 69,1% o acesso ao crédito está mais fácil em comparação ao ano passado. Esse mesmo dado era de 78,2% em junho de 2013.

Nível de Consumo Atual

Sobre o nível de consumo, 40,3% disseram estar comprando mais do que no ano passado, 31,1% revelaram estar gastando menos, e 28,4% responderam que estão gastando da mesma forma.

Perspectiva de Consumo

Quando questionados sobre a perspectiva de consumo para os próximos meses, 56,5% apontaram que será maior do que no segundo semestre do ano passado, 33,1% relataram que o consumo será menor, e 10,3% que será igual a 2013.

ICF Junho

Assessoria de Imprensa: