23/03/2020
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses, aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apresentou elevação no mês de março. O indicador ficou em 116,4 pontos em março, ante os 115 pontos registrados em fevereiro, com aumento mensal de 1,3% e variação anual de 2,9%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 29 de fevereiro e, portanto, reflete o cenário anterior à pandemia do Coronavírus.
Antes do surto de COVID-19, os fatores que motivavam a alta do ICF foram o acesso ao crédito, com variação anual de 16,5%; perspectiva profissional, com aumento de 9,9% em relação a março de 2019, e nível de consumo atual, com crescimento anual de 7,4%. Um dos aspectos com maior destaque foi a perspectiva de consumo para o mês de março, que cresceu 3,4% na comparação com a intenção de compra dos paranaenses para o mês de fevereiro. A confiança no emprego atual também havia sido ampliada em 2,8% em março, antes da pandemia, em comparação ao mês anterior .
Na segmentação por renda, nas famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos o ICF registrou 124,3 pontos em março, com crescimento mensal de 2,4%. Já entre as famílias com rendimentos abaixo desse patamar, o índice aumentou 1% na variação mensal e ficou em 114,7 pontos.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.