23/12/2020
Pelo 5º mês consecutivo, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná apresentou crescimento. Isso demonstra a melhora da confiança das famílias na economia, de forma lenta e gradual, apesar de todos os danos causados pela pandemia. O indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) alcançou o patamar de 95,0 pontos em dezembro/2020, melhor resultado desde o início da pandemia em abril/2020 (109,3).
O crescimento do mês de dezembro foi impulsionado pelas famílias de menor renda e ficou acima da média nacional, que somou 72,1 pontos. Mesmo com a recuperação ainda não foi possível ultrapassar os 100 pontos, permanecendo abaixo do nível de satisfação.
Os subindicadores Emprego Atual (117,6) e Renda Atual (133,0) são os únicos que estão no nível satisfatório (acima dos 100 pontos). Já o Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual e Momento para Duráveis, foram os subindicadores que tiveram queda na variação mensal no Paraná, ficando abaixo de -1,0%.
Pode-se observar que a Perspectiva de Consumo (63,8), apesar de ser o subindicador de menor pontuação é o que teve maior evolução mensal (12,9%), impulsionado pelas famílias com renda de até 10 salários mínimos.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.