NOTÍCIAS

Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses finalmente volta a crescer

Indicador da CNC e Fecomércio apresenta alta de 4,8% em setembro

29/09/2020

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses finalmente voltou a crescer. Após drástica redução desde o início da pandemia, o indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) teve alta de 4,8% no mês de setembro e marca 88,4 pontos.

O indicador paranaense está acima da média nacional, que teve elevação de 1,3% na variação mensal, e está em 67,6 pontos. No entanto, por ainda permanecer abaixo dos 100 pontos, o ICF é considerado insatisfatório.

No Paraná verifica-se uma melhora considerável no indicador entre as famílias de maior renda, em que marca 93,9 pontos, com aumento de 9,7% em relação a agosto. Entre os consumidores das classes C, D e E, o crescimento foi de 3,7%, sendo que a pontuação ficou em 87,3. Esse crescimento mais tímido entre as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos ocorre porque elas são as mais afetadas pela crise causada pelo coronavírus. A pesquisa sinaliza que a percepção destas famílias sobre sua renda baixou 2,7% na comparação com agosto. Este, inclusive, foi o único subindicador negativo do mês de setembro.

A Perspectiva de Consumo propriamente dita cresceu 17,0% no Paraná em setembro na comparação com agosto, especialmente entre as classes A e B, onde a variação mensal foi de 42,0%, um verdadeiro salto.

O Nível de Consumo Atual também subiu, apresentando alta de 8,3% ante agosto, bem como o Acesso ao Crédito, com aumento de 8,0%. Os consumidores paranaenses também avaliam que este é o momento de focar na compra de bens duráveis. Este subindicador teve crescimento de 6,0% na comparação com o mês passado.

Consumo on-line

Muitas dessas compras serão feitas online. De acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, o e-commerce cresceu 102% na região Sul do país (julho 2020 x julho 2019). Segundo pesquisa do Ipsos, encomendada pelo Google Brasil, os itens mais pesquisados pelos paranaenses no buscador estão relacionados a eletrônicos (notebook, iphone 11, xiaomi, samsun), jogos (minecraft), móveis e itens para home office (cadeira gamer, madeira madeira, geladeira, micro-ondas) e produtos de vestuário e calçados (nike, zattini, adidas).

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4556

Publicado por Karla Santin

29/09/2020 às 12:22

©2025 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.