ICEC– ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO | ABRIL de 2019

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação do Comércio do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), aponta maior índice de empresários confiantes desde abril do ano anterior, onde o índice oscilou positivamente em 15,9%, […]

01/04/2019

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação do Comércio do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), aponta maior índice de empresários confiantes desde abril do ano anterior, onde o índice oscilou positivamente em 15,9%, 1,7% comparado a março. Os dados nacionais somam 125,2 pontos, que recuaram 1,5% na comparação com o mês anterior e avançaram 9,4% comparado ao mesmo mês do ano anterior.

O índice Condições Atuais do Empresário do Comércio, que integram condições referentes à economia, comércio e das empresas comerciais, reagiu positivamente em 29,1% no estado, comparado abril de 2018 e caiu 4,2% comparado ao mês anterior.

As Expectativas do Empresário do Comércio, que medem expectativa com a economia brasileira, comércio e empresas comerciais, estão positivas tanto a nível estadual quanto nacional, na comparação com o ano passado.

Os investimentos, que também estão demonstrando crescimento, abrangem contratações de funcionários, nível de investimentos das empresas e situação atual dos estoques, cresceram 15,9% de um ano para o outro e caíram 1,7% comparados a março.

Série histórica ICEC

O indicador de otimismo do empresário de março de 2019 foi o maior da série em 12 meses. Em abril, o índice mostrou fragilidade, retraindo 1,7%, mostrando a primeira reação de insegurança dos gestores e empresários do comércio. A pontuação da ICEC determina que abaixo de 100 pontos o indicador seja considerado negativo, fato que ocorreu em agosto do ano passado, reagiu de forma branda em setembro, mostrou retomada em outubro, mantendo uma progressão até março.

Condição Atual X Expectativas

A expectativa dos proprietários de lojas se destaca frente à condição da atualidade. A condição atual da economia chegou a 111,9 pontos em abril, e a visão atual do comércio somou 111,7 pontos. Os estabelecimentos com até 50 colaboradores estão dentro da média geral. O destaque é para as empresas maiores, que concentram uma folha de pagamento de mais de 50 funcionários, tanto nas condições atuais quanto nas expectativas.

Para tais empresários, o índice que mede condições econômicas atuais é 26% maior que na medição das empresas de menor porte. Porém, a expectativa para a economia é positiva em todas. A condição atual do setor está na média de 111 pontos para a classificação geral, e para as empresas de maior porte, o indicador de abril foi de 140,7. A expectativa para o comércio é similar nas três medições, chegam a 151,7, retraindo mensalmente em 8,7%. 166,1 nas empresas com menos de 50 colaboradores.

As intenções das contratações somam 138,9 pontos nas empresas de pequeno e médio porte, e 146,3 nas empresas de grande porte.

Investimentos

A composição dos investimentos está em sua maioria 34,8% um pouco menor, para 33,3% um pouco maior, para 14% muito menor e para 17,9%, muito maior que no ano passado.

01/04/2019 às 12:00