Hospital da Beneficência Árabe é o mais novo hospital de Curitiba

Um novo hospital acaba de ser lançado em Curitiba. Trata-se do Hospital da Beneficência Árabe do Paraná cujo projeto foi apresentado oficialmente no último sábado (5), durante jantar organizado pela Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná (Saben). As obras estão previstas para começar em 2014. Instalado numa área de 10 mil metros quadrados, no bairro […]

08/10/2013

Instalado numa área de 10 mil metros quadrados, no bairro de Vila Isabel, o Hospital da Beneficência Árabe do Paraná é fruto de uma iniciativa que vem mobilizando a comunidade árabe no estado e sintetiza um trabalho iniciado há pouco mais de 20 anos pela Saben. “Tornar realidade a construção de um hospital é uma das maiores vitórias que obtive ao longo da minha vida. É devolver ao Paraná tudo aquilo que o estado deu aos nossos antepassados”, afirma o presidente da Saben, Rached Hajar Traya, coordenador do projeto do hospital junto com Farid Sabbag e Ellie Lebbos, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e vice-presidente da entidade.
O hospital terá um custo de R$ 500 milhões, sendo que parte deste valor será bancado por financiadores externos e doadores individuais. O projeto foi apresentado ao corpo diplomático árabe, em Brasília, e deverá ser apresentado ainda este ano aos países que
já manifestaram interesse em participar da construção do hospital. “Temos uma grande expectativa em ter países árabes como patrocinadores, pois, existe uma tradição de ajuda destas nações a projetos como o nosso”, revelou Rached.
Com o financiamento viabilizado, a ideia é lançar o edital de licitação para a construção do estabelecimento em janeiro de 2014, com início das obras previsto para julho do mesmo. A inauguração da primeira fase está prevista para 2016.

Modernas instalações
O Hospital da Beneficência Árabe do Paraná será um dos mais modernos complexos hospitalares do Brasil. Focado em procedimentos e atendimentos de alta complexidade, o hospital terá as seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Torácica, Neurocirurgia, Colo-Proctologia, Urologia, Nefrologia, Infectologia, Pneumologia, Ortopedia e Cardiologia. Haverá ainda uma área destinada para Transplantes (renal e hepático) e Oncologia (clínica e cirúrgica).
O centro cirúrgico será composto por 14 salas, com modernos equipamentos, além de uma sala de descanso para os médicos, enfermeiros e instrumentadores.
Também serão incorporados no centro cirúrgico laboratório de patologia, posto de enfermagem, secretaria do centro cirúrgico, entre outros espaços destinados as ações complementares à cirurgia. “Todo o desenho de fluxo está sendo discutido com os profissionais da área de enfermagem e há uma grande preocupação em se conceber ambientes amplos, para maior comodidade dos cirurgiões”, explica Rached.
Ao todo, o hospital terá 220 leitos divididos nos seis pavimentos do prédio, com apartamentos para atender o público de forma diferenciada. A UTI geral terá 55 leitos, 30 deles dedicados exclusivamente às enfermidades coronarianas. O projeto contempla, ainda, 15 vagas para o day hospital, ou seja, para pacientes de cirurgias menores, terapias hospitalares que não tem necessidade de internação. Para maior comodidade e integração das atividades, o hospital terá também consultórios médicos, centro de diagnósticos, serviço de check up corporativo e, numa segunda fase, uma unidade materno-infantil.

Fonte: Assessoria de imprensa do Hospital da Beneficência Árabe do Paraná (NQM Comunicação)

08/10/2013 às 18:08