Hackathon do comércio busca soluções criativas e tecnológicas para os desafios do setor, em Londrina

Maratona será presencial, com vagas limitadas, e ocorrerá nos dias 26 a 28 de novembro

09/11/2021

Estão abertas as inscrições para o primeiro Hackathon do Comércio de Londrina e região. A maratona vai reunir programadores, designers, comunicadores, empreendedores, estudantes e demais interessados para incentivar a busca de soluções criativas e tecnológicas para os principais desafios do setor. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro. O valor varia de acordo com o lote de ingressos disponíveis, de R$ 30 a R$ 50. As vagas são limitadas a 50 participantes.

A competição será presencial, na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) – local que abrigará a estrutura física do Centro de Inovação do Comércio, durante os dias 26, 27 e 28 de outubro. A programação inclui mentorias, apresentações, brainstorming, workshops com convidados. As equipes devem ser formadas antecipadamente e compostas por mínimo de três e máximo de cinco pessoas. Os três melhores projetos serão reconhecidos com premiações em dinheiro, sendo R$ 5 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro.

“Além das premiações em dinheiro, as equipes que se destacarem poderão usar o espaço do Centro de Inovação do Comércio, que ficará na sede do sindicato, para acelerar as soluções, receberem mentorias e testarem os produtos e serviços no mercado”, adianta o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava. Segundo ele, os desafios propostos na maratona foram levantados pelos próprios comerciantes da cidade e passam por questões relacionadas a processos internos, pessoas, logística e ambiente.

Na lista estão soluções para reduzir os custos de operação do comércio; melhorar o processo interno das lojas; manter o ponto de venda atrativo e moderno; qualificação permanente de funcionários; acesso fácil e prático a conhecimentos logísticos para atuação com e-commerce para pequenos comerciantes; atualização dos clientes sobre a abertura das lojas no terceiro e quarto sábados do mês; identificação de vagas disponíveis para estacionamento no centro; melhorar a segurança e mobilidade urbana da região central.

A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, diz que a iniciativa é importante para uma “mudança de chave” do setor. “Queremos mostrar que é possível inovar, fazer diferente no comércio, e possibilitar que essas soluções cheguem aos empresários de forma facilitada”, explica. Segundo ela, já existem muitas iniciativas voltadas ao comércio na cidade, mas é importante que elas cheguem de fato aos pequenos comerciantes e que sejam aplicáveis aos seus negócios.

Para a gerente executiva do Senac Londrina, Amanda Marconi, a maratona vai contribuir e fazer a diferença para o comércio de Londrina e região. “O Senac está junto na realização desse projeto, como integrante do sistema S, representando a categoria do comércio. Nossa missão é qualificar para o trabalho em atividades de bens, serviços e turismo, estar à disposição da sociedade, fazer a diferença para o setor do comércio”, enfatiza.

O Hackaton do Comércio é uma realização do Centro de Inovação do Comércio (CIC), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio PR, Sesc, Senac, Sincoval, Sebrae/PR, e apoio da governança Comércio In-Foco.

Link para inscrição AQUI.

Texto: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

09/11/2021 às 11:26