Governo do estado apresenta novo modelo de pedágio

Nesta quarta-feira (11), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentaram os detalhes da nova concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias do Paraná, com um investimento que pode chegar a R$44 bilhões.  Após amplo […]

12/08/2021

Crédito: AEN

Após amplo debate com a sociedade civil e o setor produtivo, estado e governo federal bateram o martelo para o modelo de menor tarifa, sem limite de desconto e com a garantia de obras a partir de um seguro-usuário, que será proporcional ao desconto tarifário apresentado no leilão.

“É um dia histórico para os paranaenses. O Paraná teve, ao longo de mais de duas décadas, um dos pedágios mais caros do Brasil. Nosso desafio era construir um modelo que chegasse a um desconto maior, com uma tarifa justa e também com muita obra. Agradeço ao setor produtivo que acreditou que juntos poderíamos fazer essa transformação em nossa infraestrutura. Tratamos todos os grandes temas de forma clara, objetiva e verdadeira”, declarou o governador do estado. .

Além da menor tarifa, que poderá ser até 50% mais baixa que atual, a modelagem atende também outras duas prioridades do governo estadual: transparência, com o leilão feito na Bolsa de Valores e aberto para participação de investidores de todo o mundo, e garantia de obras, que deverão ser executadas já nos primeiros anos de contrato – 90% delas devem ser entregues até o sétimo ano.

O contrato será de 30 anos. Vence o leilão quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio. O Paraná será o único estado sem outorga e sem o limitador de desconto no leilão. O modelo foi personalizado para o estado.

“Chegamos a um modelo muito equilibrado, que foi construído equalizando a quantidade de obras necessárias ao estado com a preservação do caixa. Qualquer modelo que preserve caixa será bem-sucedido. Quando alguns dos maiores operadores de rodovias já estão te procurando e estudando o modelo de concessão do Paraná, significa que acertamos na modelagem. Então estamos no caminho certo”, salientou o ministro de Infraestrutura.

Apoio do setor produtivo

O modelo escolhido para as concessões de pedágio do Paraná foi construído com o apoio de várias frentes. Audiências públicas foram realizadas com a participação de vários setores, entre eles o setor produtivo, através o G7.

“Essa construção em conjunto com o governo do estado, governo federal, assembleia, setor produtivo e entidades regionais foi de suma importância para chegar até aqui. O setor produtivo agradece e entende que o governador entendeu que o Paraná foi sangrado durante anos. Esse modelo é o ideal, pois teremos um Paraná mais competitivo, com produtos mais baratos. O G7 apoia esse modelo”, declarou o coordenador do G7 e presidente da Faciap, Fernando Maurício de Moraes.

Presenças

Além da equipe de governo do Paraná, deputados estaduais e federais, também participaram da cerimônia o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti; a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa; o coordenador-geral de outorgas rodoviárias, Stephane Quebaud; o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale; o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima; os superintendentes regionais do Dnit, José Carlos Beluzzi de Oliveira e Christiano Schineider Machado; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente da Faep, Ágide Meneguetti; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Fiep, Carlos Valter; o presidente da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli, e o presidente de Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina.

Texto: Carolina Gomes

Publicado por Estagiários Jornalismo