Formação de profissionais da área da saúde, prioridade para o Senac e para o mundo

Oferta de cursos técnicos do Senac PR para o segundo semestre deste ano terá como foco a área da saúde

08/05/2020

Aula do curso Técnico em Enfermagem do Senac Curitiba Centro. Foto: Bruno Tadashi

A atuação dos profissionais de saúde tem sido fundamental durante a pandemia do coronavírus, evidenciando a relevância dos cursos de formação nesta área. O Senac é referência nacional na formação de pessoas altamente qualificadas neste segmento. Os cursos mais procurados são os Técnicos em Enfermagem e Radiologia, habilitações técnicas com duração média de dois anos e que proporcionam uma qualificação completa, e as Especializações Técnicas.

Todos os cursos técnicos da área da saúde possuem práticas profissionais e são realizados em ambiente pedagógico exclusivo, equipado com recursos pedagógicos e equipamentos modernos, que permitem o desenvolvimento integral das competências necessárias para a ocupação escolhida.

Por isso, todas as unidades do Senac ofertantes de cursos técnicos de saúde contam com laboratórios próprios para a realização das aulas. Aliás, ao abrir um novo curso em uma unidade, tudo começa com o desenvolvimento do layout do ambiente pedagógico necessário.

O Senac oferta especializações técnicas – para quem já possui curso técnico ou graduação – para os diversos setores da enfermagem, podologia, instrumentação cirúrgica, medicina nuclear, radioterapia e mamografia. Também há formações mais rápidas, com duração de quatro a seis meses, nas capacitações, tais como as de Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil, além de atualizações, como Enfermagem em Home Care, com carga horária de 30 horas, e Assistência de Enfermagem em Oncologia, com 39 horas de duração.

Especialização em Urgência e Emergência

A gravidade da Covid-19 tem gerado maior demanda por profissionais especializados para atuação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Inclusive, a Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência é um dos cursos mais recentes do portfólio do Senac, lançada em 2019.

O curso Técnico em Enfermagem também inclui unidades curriculares para prestação de assistência de enfermagem ao usuário em situações de urgência e emergência e em estado crítico de saúde. De acordo com a analista da Coordenadoria de Educação do Senac PR, Fernanda Della Coletta Pereira, “em nossa formação técnica, essa competência é abordada em sala de aula e nos estágios realizados nos hospitais. Como é um local de alto risco, as equipes de estágio são menores e o acompanhamento dos alunos é mais próximo”, explica.

Em sua opinião, a pandemia que vivemos hoje criará novas demandas de cursos, tanto na área da saúde, como em outros segmentos. “Sem dúvida, precisamos aprender com esse momento e buscar novas soluções educacionais e de saúde. O governo já está possibilitando a telemedicina. Não existe curso para trabalhar a área da saúde de forma remota. O desafio é definir quais ferramentas utilizar para esse tipo de formação, qual a melhor, a mais completa”, avalia.

Oferta de cursos 2º semestre

A oferta de cursos técnicos do Senac PR para o segundo semestre do ano terá como foco a área da saúde. Segundo o assessor de Relacionamento com o Cliente, Daniel Manfré Natal, a área da saúde representou 80% dos novos alunos do Senac no primeiro semestre. “O Senac é a maior escola de ensino profissionalizante do Paraná, com a melhor infraestrutura, laboratórios de última geração e corpo docente extremamente qualificado. Nosso ensino é direcionado para o mercado de trabalho, com foco na prática desde o início do curso, com estágios supervisionados e com reconhecimento do mercado pelo certificado Senac”, relata.

Manfré também destaca a elevada empregabilidade dos alunos formados pelo Senac, tanto em instituições privadas quanto pelo bom desempenho em concursos públicos. “Nossos alunos têm alta empregabilidade e muitos ingressam em carreiras públicas, com excelentes resultados de aprovação em todo o Brasil”, ressalta.

As inscrições para os cursos técnicos do segundo semestre serão abertas em breve, juntamente com a lista de títulos ofertados. Mas já podemos antecipar algumas novidades para Campo Mourão e Irati, que ofertarão a primeira turma em Estética. As unidades de Paranaguá, Paranavaí e Rio Negro passarão a ofertar o curso Técnico em Radiologia. E Ivaiporã ofertará sua primeira turma em Podologia.

Publicado por Karla Santin

08/05/2020 às 14:07