Fomento Paraná com excesso de solicitações

Micro e pequenas empresas correm atrás de financiamento

22/04/2020

Os efeitos perversos da pandemia gerada pelo conoravírus já podem ser sentidos em todos os setores da economia. Com a grande maioria as empresas fechadas, sem data para reabrir, sem atender clientes ou receber pedidos de compra, além de obrigadas a fazer frente a seus compromissos financeiros e trabalhistas, a busca por financiamento tem sido incessante por parte dos empresários de todos os setores da economia, especialmente aqueles proprietários de micros e pequenas empresas.

Um exemplo claro da situação ocorre na Fomento Paraná, órgão do governo estadual destinado a financiar o setor produtivo paranaense. Em 2019 a agência contabilizou cinco mil solicitações de empréstimos. Com a crise atual o volume de pedidos de financiamento mais que quadruplicou, já superando a casa de 21.700 pedidos.

Segundo o que afirma o presidente da Fomento, Heraldo das Neves, não é possível atender a todos em curto tempo. “A Agência não é um banco convencional, não possui estrutura para atender este número de pedidos de imediato”.

A situação se torna dramática porque o número de solicitações cresce a cada dia, agravado com o fato dos clientes que já possuem contratos em vigor estarem procurando renegociar seus compromissos. Além disso, 256 municípios paranaenses já protocolaram pedidos pleiteando moratória em seus contratos, com a suspensão de pagamentos por 90 ou 180 dias.

A Fecomércio Paraná, por solicitação da instituição do governo estadual, tem atuado junto aos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo, solicitando compreensão. “Todos os que se enquadram nas exigências do Banco Central e do sistema financeiro em geral para obtenção de crédito, serão atendidos”, garante o presidente Darci Piana. “No entanto, mesmo tendo consciência de que o problema dos empresários é premente, o momento exige paciência”, finalizou Piana.

O presidente da Fecomércio, também vice-governador do estado, foi encarregado pelo governador Ratinho Júnior de coordenar as ações que serão realizadas visando a retomada da economia, a partir do momento em que a pandemia der sinais de regredir.

Publicado por Karla Santin

22/04/2020 às 13:00