NOTÍCIAS

Festival Sesc de Cultura Popular Paranaense movimenta litoral do estado

As riquezas das diferentes manifestações culturais do Paraná foram celebradas durante a 2ª edição do Festival Sesc de Cultura Popular Paranaense. Integrante do Sesc Regionalidades, o evento foi realizado neste fim de semana, de 19 e 21 de agosto, em Matinhos, com programação cultural e gastronômica voltada para a comunidade e aos hóspedes do Hotel […]

22/08/2022

Baile de fandango

As riquezas das diferentes manifestações culturais do Paraná foram celebradas durante a 2ª edição do Festival Sesc de Cultura Popular Paranaense. Integrante do Sesc Regionalidades, o evento foi realizado neste fim de semana, de 19 e 21 de agosto, em Matinhos, com programação cultural e gastronômica voltada para a comunidade e aos hóspedes do Hotel Sesc Caiobá. 

Apresentações de música, teatro, dança, oficinas, contação de histórias, além de feira de artesanatos e de gastronomia integram o cronograma. O festival foi aberto oficialmente no sábado (20) com as presenças da gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank; do gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro; da diretora da Casa de Cultura de Matinhos, Susan Klein, e da assistente de gerente do Sesc Caiobá, Thais Santos.   

“A primeira edição do Festival Sesc de Cultura Popular foi realizada em 2019. Após dois anos retomamos com a segunda edição do evento com o mesmo objetivo: valorizar a nossa história, as nossas tradições e as manifestações populares paranaenses”, enfatizou a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank.  

A assistente de gerente do Sesc Caiobá, Thais Santos, agradeceu à equipe do Sesc Caiobá que organizou o evento e pensou na programação que apresentasse ao público as diferentes manifestações populares paranaenses, sobretudo as presentes no litoral do estado, como o fandango.  

O fandango caiçara é tombado como um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil. Trata-se de uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, muito presente no litoral dos estados de São Paulo e Paraná. A manifestação popular foi apresentada ao público na oficina de tamanqueado e no baile de fandango, que encerrou a programação do evento no sábado (20), ambas apresentadas pela Associação Mandicuera, de Paranaguá (PR).  

“O fandango é uma manifestação muito antiga, por isso é importante manter essa tradição, que nos formou desse jeito que somos hoje. Faz parte da nossa história e da nossa gente”, pontuou Aorelio Domingues, conhecido como Mestre Aorelio.  

Alunos do Futuro Integral do Sesc Caiobá também apresentaram danças do fandango e do Boi de Mamão, com a brincadeira da bernuça. Ainda integraram a programação contação de histórias com contos populares africanos e indígenas, apresentação teatral com lendas caiçaras, apresentação dos Foliões do Divino, de Guaratuba (PR) e shows artísticos. 

Turismo Social 

O Turismo Social do Sesc promoveu excursões exclusivas para o Festival Sesc de Cultura Popular Paranaense. O pacote incluía traslado, hospedagem, alimentação com pratos temáticos da gastronomia paranaense, como o barreado.  

As amigas Marlene Ana Kiewel e Cristina Maria Warnecke, de Curitiba, aproveitaram o fim de semana no litoral e participaram da programação do festival. “O evento foi muito bom. Adoramos o show de viola caipira, foi nostálgico lembrei da minha infância”, disse Marlene. Ela participou da oficina de caiçara, de tramas e de lançamento de tarrafa. “Foi interessante aprender uma coisa nova. A trama da tarrafa é muito parecida com o crochê”, pontuou.  

Oficina caiçara: lançamento de tarrafa

Texto: Isabela Mattiolli

Publicado por Estagiários Jornalismo

22/08/2022 às 12:14

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.