28/06/2024
O Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur) reuniu seus membros na tarde de ontem (27), na Fecomércio PR, para um workshop de validação e priorização do Plano Municipal de Turismo de Curitiba 2024/2030. A abertura da reunião foi feita pela presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e do COMTUR, Tatiana Turra Korman, e contou com a presença e participação do vice-presidente da Fecomércio PR e superintendente do COMTUR, Paulo Cesar Nauiack, e da diretora do Departamento de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do Ministério do Turismo, Barbara Blaudt Rangel, que aproveitou sua agenda de trabalho na capital para prestigiar a reunião.
“Estamos na fase final do Plano Municipal de Turismo de Curitiba 2024/2030, um processo participativo em que trabalhamos há um ano. Realizamos uma reunião aberta com o Conselho e 16 oficinas setoriais. O plano reflete o momento positivo que vivemos, destacando os resultados do setor, novos investimentos e confiança crescente. Em 2022, Curitiba recebeu 7,4 milhões de turistas, com permanência média de 3,6 dias, injetando 10 bilhões de reais na economia e há potencial para aumentar a permanência e o gasto dos turistas, oferecendo mais atividades de lazer e entretenimento”, enfatizou Tatiana Turra.
“Um plano de turismo consistente, com objetivos de curto, médio e longo prazo, é fundamental não só para a cidade, mas também para todas as áreas do comércio. Um planejamento turístico bem estruturado demonstra organização e abre possibilidades para atrair novos investimentos. O turismo é um grande gerador de receitas para o município, representando de 3,5% a 4% do ISS (Imposto Sobre Serviços) arrecadado em Curitiba. Esses números mostram claramente a relevância do setor para a economia local”, observou o vice-presidente da Fecomércio e superintendente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Paulo Cesar Nauiack.
A reunião foi coordenada pelo consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Rosalem. Após apresentação sobre o trade turístico da capital, ele promoveu um workshop de validação e priorização do Plano. “Estamos olhando para um horizonte de longo prazo. Em um mundo tão dinâmico, prever mais de cinco anos é difícil, então dividimos nosso plano em três ciclos de execução. O primeiro ciclo: de agora até o fim de 2026. O segundo ciclo, de 2027/28, e o terceiro ciclo: 2029/30. Nosso objetivo é garantir que a política pública de turismo seja implementada e executada conforme planejado, independentemente da gestão municipal”, explicou.
“Curitiba é um exemplo de organização do trade turístico. A cooperação e o trabalho conjunto têm sido essenciais para o avanço da cidade nesse setor. Estamos trabalhando para lançar o Plano Nacional do Turismo, e todas as ações aqui planejadas caminharão para nosso sucesso na esfera federal, pois são as ações municipais que fazem a diferença para cumprir as metas nacionais. Isso inclui o aumento do número de turistas, melhoria da receita cambial e melhor categorização dos destinos regionalizados no mapa do turismo brasileiro, entre outros”, pontuou a diretora do Departamento de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do Ministério do Turismo, Barbara Blaudt Rangel.
Também acompanharam a reunião os membros do COMTUR e representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR: o gerente de Turismo Social do Sesc PR, Aurélio Augusto Zortéa; o assessor da presidência da Fecomércio PR, Giovanni Diego C. Bagatini; o gerente executivo da Faculdade Senac Curitiba Centro, Agnaldo Camilo Monteiro, e o analista de Educação do Senac PR, Juliano Alan de Souza Vale.
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