02/03/2023
A Fecomércio PR realizou nesta quarta-feira (1º) um jantar em agradecimento aos vereadores que votaram favoravelmente ao Projeto de Lei (PL) que flexibilizou o horário de abertura do comércio em Curitiba.
O projeto, protocolado pelas vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, retirou os horários fixos de funcionamento do comércio curitibano, que ia das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira e, das 9h às 13h, aos sábados.
A proposição foi votada na Câmara de Vereadores do fim de outubro do ano passado, com 32 votos favoráveis, e foi sancionada em 1º de novembro, passando a vigorar em 1º dezembro.
O vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt, salientou a atuação de Amália Tortato e Indiara Barbosa e o apoio dos demais vereadores. “Estamos aqui hoje para agradecer a votação dos vereadores no projeto que trouxe a flexibilidade de abertura do comércio. Antes só podíamos abrir o comércio em horário diferenciado com convenção coletiva. Agora temos liberdade, qualquer comerciante pode abrir a qualquer hora que for melhor para seus negócios, respeitando sempre as leis trabalhistas”, disse.
A vereadora Amália Tortato reiterou que o projeto foi construído a muitas mãos. Ela e a vereadora Indiara Barbosa fizeram a proposição, que recebeu o apoio de outros legisladores, totalizando 25 coautores. “Esse foi um projeto com um potencial muito grande de melhorar a vida das pessoas, trazer empregos, melhorar o trânsito, incentivar o turismo, enfim, de trazer vários benefícios para nossa cidade e por isso defendemos ele com tanto entusiasmo. Ficamos felizes, depois de tantos anos de tentativas por parte dos comerciantes, de liberar o horário de funcionamento do comércio. Essa é uma pedra que não vai mais estar no caminho dos comerciantes”, afirmou a vereadora.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, reiterou o agradecimento a todos os vereadores que apoiaram o projeto. “Em nome da Fecomércio e da Associação Comercial do Paraná, agradecer a todos os vereadores e as vereadoras proponentes por esse gesto que vocês fizeram pelo comércio de Curitiba. Vocês entenderam que era uma mudança necessária, beneficiando trabalhadores, favorecendo a criação de novos empregos, desafogando o trânsito da capital. Por isso meu discurso é de gratidão”, expressou Piana.
Também estavam presentes no jantar, o ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, que atuou ativamente para a aprovação do projeto de lei, e o atual presidente da entidade, Antonio Gilberto Deggerone. “Os vereadores curitibanos se esforçaram por esse tema, que é muito importante, era uma luta de muitos anos dos nossos comerciantes. Nosso agradecimento ao que vocês fizeram, pois quem ganha é a cidade, a comunidade e o comerciante”, destacou Deggerone.
O vereador Tico Kuzma, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba no biênio 2021/2022, falou em nome dos demais vereadores. “Da mesma foram que o Sistema Sesc Senac trabalha pelo comércio e a comunidade, também nós, vereadores, todos trabalhamos para melhorar a vida das pessoas. Esse projeto recebeu grande apoio dos nossos vereadores, do executivo do munícipio, e veio para melhorar a vida das pessoas. Estamos todos felizes aqui por sermos convidados e recebermos da Fecomércio essa gratidão, isso valoriza e nos motiva a continuar nosso trabalho”, afirmou.
Além dos vereadores convidados, o jantar contou com a presença de diretores do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e presidentes de sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR.
Texto: Karla Santin
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.