Fecomércio PR promove 1º Fórum Paranaense de Turismo Rodoviário

Na quarta-feira (30) a Fecomércio PR sediou o 1º Fórum Paranaense de Turismo Rodoviário, que discutiu o tema “O turismo rodoviário no desenvolvimento das economias locais”. Com o objetivo de fortalecer o setor no Paraná, o evento reuniu representantes de órgãos públicos, agências reguladoras e profissionais da área. A programação contou com debates e […]

01/12/2016

1

A programação contou com debates e palestras sobre as principais regulamentações do setor, assim como oportunidades e desafios enfrentados pelos profissionais.

Com a popularização do transporte aéreo, o turismo rodoviário sofreu declínio nos últimos anos. Porém, a crise econômica resultou em passagens com valor mais alto, abrindo espaço para as rodovias novamente. “Temos ônibus modernos e estradas de boa qualidade. O turismo rodoviário pode ajudar nossos hotéis, restaurantes, bares, postos de gasolina e uma imensidão de pessoas que trabalham dentro dessa área”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que também presidiu o Fórum.

O presidente da Associação Nacional de Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur), Martinho de Moura, afirmou que o momento é propício para o setor voltar a ter grande representatividade no turismo. “Esse é o momento da retomada, as empresas estão qualificadas, oferecendo um bom serviço”, explica.

Para o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, a realização do Fórum contribui para as atividades turísticas dentro do estado. “Como o Paraná se organizou por regiões turísticas, que são 14, nossos atrativos estão espalhados pelo estado. A forma mais prática de chegar até eles é por rodovia”, explica.

Além das autoridades que compuseram a mesa, estiveram presentes no evento o 2º vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Cesar Nauiack;a diretora da CET, Rosa Maria Corbari Maccali; o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem; o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), João Jacob Mehl; o diretor executivo do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Paraná (Sindetur-PR), Ademir Barboza; a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Cibele Regina Carvalho; a presidente da Associação Brasileira dos Guias de Turismo (ABGTUR), Luci Jacomel Kowalczuk; o vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz de Iguaçu, Felipe Gonzales; o conselheiro deliberativo da ABAV-PR, Roberto Bacovis; e o diretor do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, Newton Angéli.

01/12/2016 às 17:41