Fecomércio PR participa de projeto de checagem de informações do TRE-PR sobre o processo eleitoral

Central de Combate à Desinformação Gralha Confere fará a verificação de conteúdos duvidosos que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral e a segurança do voto no Paraná

05/08/2020

A Fecomércio PR é parceira do Projeto Gralha Confere, idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para checagem de conteúdos duvidosos que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral e a segurança do voto no Paraná.

As dúvidas sobre informações suspeitas podem ser enviadas pelos eleitores para o número (41) 98700-5100, via WhatsApp. Não são averiguadas informações sobre candidatos e partidos.

Os conteúdos selecionados, conforme a repercussão e o interesse geral, serão checados e divulgados no site www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, nas redes sociais do Tribunal e nas páginas de mais de 40 entidades parceiras do projeto. As informações, classificadas em “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso”, serão editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.

Paraná em rede

Para difundir as checagens realizadas e atingir o maior número de pessoas, o Gralha Confere conta com a colaboração de entidades parceiras, entre órgãos públicos, entidades civis e veículos de imprensa, que, por meio de termo de cooperação técnica, comprometeram-se a replicar em suas páginas oficiais as checagens produzidas pelo TRE-PR.

O objetivo é, com uma atuação integrada das instituições do Estado, barrar e alterar os fluxos de desinformação nos meios digitais.

Assim, durante o período eleitoral, informações e checagens produzidas pelo TRE-PR veiculados na Central de Combate à Desinformação Gralha Confere serão reproduzidas nos canais de comunicação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, a iniciativa do TRE-PR em criar o Gralha Confere é bastante positiva, pois normalmente o processo eleitoral já suscita dúvidas e informações falsas, as chamadas fake news, que terão margem ainda maior em um pleito atípico como o de 2020. “Teremos Eleições muito diferentes este ano, no meio de uma pandemia, com os eleitores temerosos em ir a locais com muita gente, e mudanças no processo eleitoral, a começar pela data, o que certamente trará ainda mais dúvidas. E por isso um programa como este é tão importante. A Fecomércio PR é parceira desta iniciativa por entender a relevância do processo eleitoral. Com esse canal de checagem, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo paranaenses vão receber essas orientações pelo sistema de informações da Fecomércio PR”, avalia.

Clique aqui para acessar o site www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br

Texto: Karla Santin

Publicado por Isabela Mattiolli