Fecomércio PR e sindicatos filiados de Curitiba e Região Metropolitana negociam abertura de setores do comércio no dia 21 de abril

Negociação de autorização foi feita em conjunto com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba e prevê a abertura de estabelecimentos de setores específicos no feriado de Tiradentes

19/04/2021

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e os sindicatos filiados à entidade de Curitiba negociaram com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba (Sindicom) a abertura do comércio na capital nesta quarta-feira (21), Dia de Tiradentes.

Em reunião realizada na sexta-feira (16), as entidades representativas se comprometeram a incluir a autorização na Convenção Coletiva – data base de 1º de março, ainda em negociação. As horas trabalhadas serão descontadas dos dias em que o comércio ficou impedido de funcionar, devido às medidas para o combate e prevenção do Coronavírus adotadas pelo estado e pelas prefeituras.

Para cada hora trabalhada no dia 21 de abril serão creditadas duas horas do saldo devedor do empregado. Caso o colaborador não tenha saldo devedor de horas, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

O documento tem a adesão do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado do Paraná (Sincamed Paraná); Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR); Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico de Curitiba (Sinditiba Curitiba); Sindicato Varejista de Calçados de Curitiba e Região Metropolitana (Sindccal Curitiba e Região Metropolitana); Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas de Curitiba e Região Metropolitana (Sindiplan); Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado do Paraná (Sincarnes) e Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Paraná (Sincam Paraná).

Desta forma, estão autorizadas a funcionar no feriado somente as categorias representadas pelos sindicatos que assinam o termo. São elas: atacadista e distribuidor, atacadista de medicamentos, varejo de maquinismos, ferragens, tintas e material elétrico, calçados, flores e plantas, carnes frescas e atacadista de madeiras, com atuação em Curitiba e Região Metropolitana.